Como saber se minha ave é fêmea ou macho?

BananaStock/BananaStock/Getty Images
A determinação do sexo de uma ave pode ser realizada por qualquer dono de um pássaro de estimação ou por um veterinário licenciado. Alguns animais possuem características únicas que diferem os machos das fêmeas, eles são conhecidos como dimórficos, como as maritacas, os periquitos-australianos e os papagaios-ecletus. A determinação do sexo nesse caso pode ser feita através de um exame visual. Já outras aves necessitam de testes científicos para se definir seu gênero. Essas espécies são conhecidas como monomórficas, como as mainás, as araras, as jandaias e as cacatuas.
As aves dimórficas
Step 1
Verifique o cere para determinar o sexo de uma maritaca ou de um periquito-australiano. Esta é a área carnuda acima do bico da ave. As narinas ficam localizadas sobre ele. Nestas aves, os machos possuem um cere azulado. Enquanto as fêmeas dessas espécies possuí um cere acastanhado e escamoso. Essa verificação deve ser feita após o primeiro ano de vida do pássaro. Quando mais jovens essas características não são tão distintas.
Step 2
Estude a penugem dos papagaios-ecletus. Os machos e as fêmeas possuem colorações bem diferentes. Os machos possuem plumagem verde e as fêmeas possuem uma plumagem vermelha.
Step 3
Escute os canários, apenas os machos cantam.
As aves monomórficas
Step 1
Verifique se há ovos no fundo da gaiola. Se sua ave vive sozinha e coloca ovos, trata-se de uma fêmea.
Step 2

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images
Pergunte a um veterinário sobre como são feitos os testes de DNA. Eles requerem uma amostra de sangue, pena, ou um pedaço de unha, que podem ser colhidos pelo proprietário ou com a assistência de um profissional. O sexo de uma ave monomórfica só pode ser determinado por meio de métodos científicos.
Step 3
Entre em contato com um veterinário para saber sobre os testes cirúrgicos. O profissional cria uma incisão no abdômen da ave e consegue enxergar seus órgãos sexuais. Os pássaros mais jovens não são bons candidatos, pois seus órgãos sexuais ainda não se desenvolveram.
Referências
Dica
- Os testes de DNA e cirúrgico são os únicos métodos utilizados para se determinar o sexo de um pássaro monomórfico. Se o segundo lhe assusta pelo fato da incisão, o primeiro é um método menos invasivo, pois não há nenhum corte ou anestesia envolvidos. O envio de uma amostra de pena ou um pedaço de unha para um laboratório ainda permite que a ave não saia de casa.
Sobre o Autor
Lee Aurelius is an online freelance writer specializing in website development. He began writing professionally in 2011. Aurelius has a Bachelor of Arts in comparative literature from the University of Washington.
Créditos Fotográficos
BananaStock/BananaStock/Getty Images