×
Loading ...

Como criar um fluxograma que ilustre o método científico

De acordo com o site Biology Online, o método científico pode ser definido como "uma série de etapas que avaliam a veracidade ou viabilidade de uma previsão através de pesquisa e experimentação a partir de onde a informação obtida será usada como base para fazer conclusões". Essa é uma abordagem sistemática para definir e explorar as muitas questões que a ciência pode apresentar. Uma vez que as etapas sejam identificadas e entendidas, criar um fluxograma que ilustre o método científico se torna possível. Ele pode ser criado no computador usando vários programas de software ou simplesmente ser desenhado à mão.

Instruções

Fluxogramas podem ajudar a simplificar processos complicados (business flow chart orange image by Nicemonkey from Fotolia.com)

    Organização do gráfico

  1. Um fluxograma que ilustra o método científico pode ser organizado em seis camadas descendentes. Cada uma delas consiste de uma etapa específica do método e incluirá uma pequena descrição sua.

    Loading...
  2. Camada da "questão": a primeira camada (superior) do fluxograma representa a etapa de "questionamento" do método científico. A questão surge da formulação do como, o que, quando, quem, por quê ou onde em relação a um evento observado.

  3. Camada da "pesquisa": Uma vez que uma questão foi identificada, a próxima etapa no método científico é realizar uma pesquisa de base sobre o assunto. Reunir o máximo possível de informações leva ao desenvolvimento de uma hipótese viável.

  4. Camada da "hipótese": a hipótese é uma previsão racional, lógica e educada sobre a resposta da questão original. Ela deve ser construída de uma maneira que possa ser medida e demonstrada.

  5. Camada da "experimentação": nessa etapa do método científico, a hipótese é testada. Para garantir que os dados coletados sejam confiáveis, é tomado um cuidado especial para projetar um experimento que utilizará os controles necessários. Os resultados do experimento verificarão ou contradirão a hipótese.

  6. Camada da "análise": Os dados gerados no estágio experimental são coletados, organizados e analisados. Na maioria dos casos, dados numéricos são transformados em gráficos para fornecer uma representação visual dos resultados do experimento.

  7. Camada de "conclusão": na sexta e última camada, uma conclusão é feita com base na análise de dados confirmando ou não se a hipótese é verdadeira. Observe que mesmo em casos onde uma hipótese for comprovadamente falsa através do método científico, informações importantes são sempre obtidas e uma nova hipótese pode ser desenvolvida para incorporá-las.

  8. Diagrama de "continuação do ciclo": nos casos em que a hipótese foi tida como falsa, o método científico continua voltando para a terceira camada onde uma nova hipótese é construída e as etapas subsequentes são então adaptadas e repetidas. Isso pode ser ilustrado em seu fluxograma com o desenho de flechas da conclusão de uma hipótese falsa de volta à etapa hipotética, indicando, dessa forma, o ciclo.

Loading...

O que você precisa

  • Computador com software apropriado
  • Cartolina
  • Canetinhas

Referências

Loading ...
Loading ...