Qual o significado do quadro teórico?
studying economy image by spe from Fotolia.com
A maioria das pesquisas se baseia em uma pergunta. O pesquisador ou escritor do relatório não analisa apenas perguntas, mas pondera e desenvolve pensamentos e teorias sobre as possíveis respostas existentes. Esses pensamentos e teorias são agrupados em temas que estruturam o assunto. Isso é o que se entende como quadro teórico ou referencial teórico. É um processo de identificar o conjunto central de conectores em um tópico e mostrar como eles se encaixam ou estão relacionados de alguma forma com o assunto.
Função
O referencial teórico é a base para parâmetros ou limites de um estudo. Uma vez que estes temas estejam estabelecidos, pesquisadores podem procurar por respostas para as questões que eles desenvolveram nos principais assuntos. Com um referencial, eles podem impedir que se percam em informações que não possuem nenhuma ligação com o assunto. Muitas vezes, os pesquisadores são curiosos sobre assuntos gerais, mas com um quadro teórico eles podem se manter dentro do tema.
Objetivo
Os estudos, por vezes, são estruturados por tempo e dinheiro e, muitas vezes, bem pouco de cada. Portanto, para atingir bons resultados de pesquisas ou dados, um pesquisador necessita concentrar-se em um ponto. Um referencial teórico estrutura as seções do estudo que precisam ser cobertas. Se um pesquisador encontra informação em um tema que não incluiu em seu quadro teórico, ele poderá revisá-lo e adicionar esta seção. Um referencial teórico é principalmente feito de ideias gerais sobre o que o pesquisador pensa que deve relatar. Algumas vezes, o quadro mostrará que, dentro do tema, uma área de interesse talvez não seja útil o suficiente para se enquadrar e pode ser eliminada, poupando tempo do pesquisador ou escritor.
Benefícios
O principal benefício do quadro teórico é que ele pode ajudar o pesquisador ou escritor a determinar áreas problemáticas, considerações de conteúdo, questões da pesquisa que precisam ser abordadas e a metodologia ou maneira pela qual planeja encontrar uma resposta para a questão da pesquisa. Ele pode ser utilizado para fazer notas nas descobertas de modo que, mais tarde, o escritor possa rapidamente recuperar esta informação. Todas essas seções da pesquisa podem ser mostradas em grupos puramente temáticos que podem conduzir o escritor de forma sistemática, concisa e sucinta através do assunto.
Comprimento
Um quadro teórico normalmente tem comprimento de uma página. Eles são concisos e possuem apenas pontos que o autor considere importantes o suficiente para colocar no papel. Muitos pesquisadores ou escritores irão usar diagramas para ilustrar seus quadros. Eles irão desenhar um círculo no centro do diagrama, ilustrando o foco ou ideia principal e, a partir disso, irão mostrar flechas apontando ou ligando o que eles esperam mostrar no processo de encontrar respostas para a questão do estudo.
Exemplos
Em termos acadêmicos, ao escrever um artigo temático, como uma tese ou dissertação, muitas vezes o escritor pode criar uma sinopse ou um resumo falando sobre o artigo. Isso é útil quando outros querem saber, rapidamente, que pontos o texto irá abordar. Quando o artigo está sendo revisado, muitas vezes um escritor deve apresentar um referencial teórico deste artigo. O referencial irá mostrar ao revisor como o escritor tomou a decisão sobre o texto. Irá mostrar os temas previstos e quais perguntas esses temas, teorias e ideias esperam responder.
Mais Artigos
Como preparar e escrever um relatório informativo→
A diferença entre fundamentação conceitual e teórica→
Como fazer a conclusão do relatório de um livro→
O que é um ensaio reflexivo?→
Como escrever um relatório de plano de aula→
Como ensinar a crianças os passos para escrever uma redação narrativa curta→
Referências
- European Commission Joint Research Centre Institute: Indicador composto (em inglês)
- Health and Quality of Life Outcomes: Quadro teórico (em inglês)
- "Research In Organizations"; Richard A. Swanson; 2005
Sobre o Autor
Graduating from Capella University with a Ph.D. in organizational management, Michelle McGriff has been writing professionally for over 15 years. A fiction novelist and part-time content editor, she contributed to the nonfiction writer's guide, "You're Published, Now What?" McGriff is also working to complete a series of nonfiction e-books.
Créditos Fotográficos
studying economy image by spe from Fotolia.com