Como criar um gráfico de densidade no Microsoft Excel?
Jupiterimages/Comstock/Getty Images
Gráficos de densidade são boas alternativas para exibir resultados de uma equação de densidade "densidade = massa/volume". A solução é exibida em um sistema linear, com massa no eixo y e volume no x. Criá-los no Microsoft Excel não é difícil, porém requer um pouco de atenção para completar o cálculo e criar o gráfico corretamente. Comece digitando os valores de densidade em duas colunas de uma planilha, com os valores y na da esquerda e x, direita. A seguir, crie e formate o gráfico de densidade.
Step 1
Selecione as duas colunas da planilha que contêm os dados do gráfico e clique na aba "Inserir" no menu principal do Excel.
Step 2
Faça um gráfico do tipo "Dispersão somente com marcadores" selecionando "Dispersão" na aba "Gráficos". Esta é a melhor opção para gráficos de densidade, não apenas por comparar dois valores, mas porque cada par representa uma medida separada.
Step 3
Clique com o botão direito em qualquer parte do gráfico e escolha "Selecionar dados...". O menu "Selecionar Fontes de Dados" será aberto e apenas "Série1" aparecerá na coluna à esquerda "Entradas de legenda (Série)".
Step 4
Selecione "Série1" e clique no botão "Editar" para fechar a janela, abrir uma nova, "Editar Série", e habilitar as "Ferramentas de gráfico" na barra de ferramentas. Verifique se os valores para massa estão no eixo y e os de volume estão no x.
Step 5
Localize e abra a lista "Layout de Gráfico" clicando na seta para baixo da terceira seção a partir da esquerda, na barra de ferramentas. Selecione o Layout 9.
Step 6
Dê um duplo clique em "Título do Gráfico" para mudar o seu nome para algum mais apropriado. Renomeie também os títulos dos eixos, clicando e substituindo por: y - Massa (g); x - Volume (ml). As unidades de medidas podem ser trocadas de acordo com a magnitude de seu cálculo.
Step 7
Desenhe uma linha reta, chamada de linha de tendência, clicando com o botão direito em qualquer ponto dos dados e selecionando "Adicionar Linha de Tendência...".
Step 8
Selecione "Linear" em "Tipo de Tendência/Regressão", verifique a caixa ao lado de "Definir Interseção" e zere o valor, caso não esteja. Isto irá assegurar que a linha de tendência fique o máximo ajustada possível aos seus dados. O Excel irá exibir a equação usada no gráfico junto de seu valor R-quadrado. Desmarque estas opções caso não queira exibir as informações.
Step 9
Faça os ajustes finais em seu gráfico através das opções "Formatar Eixo" e "Formatar tamanho", as quais irão permitir mudanças na espessura e cor das linhas, tal qual aumento do tamanho do gráfico.
Referências
Sobre o Autor
Based in Green Bay, Wisc., Jackie Lohrey has been writing professionally since 2009. In addition to writing web content and training manuals for small business clients and nonprofit organizations, including ERA Realtors and the Bay Area Humane Society, Lohrey also works as a finance data analyst for a global business outsourcing company.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Comstock/Getty Images