O que são os interceptos em x e y em equações lineares
Comstock/Comstock/Getty Images
Encontrar os interceptos em x e y de uma equação é uma habilidade importante necessária em matemática e ciências. Para alguns problemas, isso pode ser mais complicado; felizmente, em equações lineares o processo é muito simples. Uma equação linear sempre possuirá, no máximo, um intercepto em x e um intercepto em y.
Intercepto em x
Uma equação linear possui a forma y = mx + b, onde "m" e "b" são constantes. O intercepto em x é o ponto onde a reta cruza o eixo x. Por definição, o valor de y na equação linear quando ela cruza o eixo x sempre será zero, pois o eixo x está localizado em y = 0 no gráfico. Consequentemente, para encontrar o intercepto em x, apenas substitua y por 0 e isole x. Isso lhe dará o valor de x para o intercepto em x.
Intercepto em y
O intercepto em y é o ponto onde a reta cruza o eixo y; o valor de x deve ser 0 nesse intercepto, pois o eixo y está localizado em x = 0 no gráfico. Consequentemente, para encontrar o intercepto em y, substitua x por 0 na equação e calcule y. Para equações na forma y = mx + b, isso é especialmente fácil, pois se x = 0, o primeiro termo (m vezes x) será 0, então y será igual a b. Dessa forma, a constante b de uma equação linear é o valor de y no intercepto em y, enquanto a constante m é a inclinação da reta — quanto maior for m, menos inclinada será a reta.
Equações sem interceptos
Algumas equações não possuem interceptos em x ou em y; isso geralmente acontece quando x ou y são constantes. Por exemplo, a equação y = 5 não tem e não pode ter um intercepto em x, pois y nunca será igual a zero. De forma similar, a equação x = 5 não possui intercepto em y pois x nunca será igual a zero. Esses dois tipos de equações são linhas retas que não possuem inclinação; a primeira é perfeitamente horizontal e a segunda é perfeitamente vertical.
Exemplo
Aqui está um exemplo para ilustrar como encontrar os interceptos em x e y.
Exemplo: Encontre os interceptos em x e y na equação y = 10x - 12.
Para encontrar o intercepto em x, substitua y = 0 e então resolva.
0 = 10x - 12 12 = 10x x = 12 / 10 = 6/5. (ou 1,2)
Logo, o intercepto em x é 6/5. Como essa equação está na forma y = mx + b, e b é o valor de y no intercepto em y, pode-se afirmar também que o intercepto em y deve ser igual a -12.
Sobre o Autor
Based in San Diego, John Brennan has been writing about science and the environment since 2006. His articles have appeared in "Plenty," "San Diego Reader," "Santa Barbara Independent" and "East Bay Monthly." Brennan holds a Bachelor of Science in biology from the University of California, San Diego.
Créditos Fotográficos
Comstock/Comstock/Getty Images