Mais Artigos
- Como fazer seu próprio RPG
- A diferenças entre as cartas Pokémon: Holo e Reverse Foil
- Como fazer um jogo de tabuleiro usando seu computador
- Como fazer um baralho imbatível em "Yu-Gi-Oh! GX: Duel Academy"
- Códigos para obter a carta "Blue Eyes Ultimate Dragon" no jogo "Yu-Gi-Oh! Capsule Monster Coliseum"
Como criar um jogo de cartas
Michael Blann/Photodisc/Getty Images
Praticados há séculos, os jogos de cartas são, até hoje, muito populares. Jogos específicos envolvem um baralho de 52 cartas, um conjunto único, próprio para o jogo, ou cartas "colecionáveis", que permitem que os baralhos sejam construídos a partir de milhares de opções diferentes. Jogos criados profissionalmente levam anos para serem produzidos e custam muito dinheiro, mas, se você for um entusiasta desse formato, pode inventar seu próprio jogo com alguns instrumentos simples.
Step 1
Crie um conceito para seu jogo de cartas. Ele deve ter um gancho interessante para atrair a atenção dos jogadores, um pouco de estratégia, para que ponham suas cabeças a funcionar uns contra os outros, e condições específicas para determinar o vencedor. Embaralhe as cartas para dar um certo nível de aleatoriedade, portanto, devem-se incluir também as condições de sorte. Esses conceitos não precisam estar completamente formados nesse estágio: você só precisa de uma ideia geral de como o jogo funciona e que tipos de jogadores se interessarão.
Step 2
Desenvolva a sequência de jogo: a forma de determinar as rodadas, como cada jogador usa as cartas e o efeito geral que cada carta tem em uma jogada. A sequência das rodadas é importante em jogos de carta, não apenas porque fornece um campo de jogo equilibrado, mas também porque determina quando certos efeitos de cartas ocorrem, estabelecendo assim como o jogo fluirá.
Step 3
Crie uma lista preliminar de cartas: que efeitos cada carta tem no jogo e em que condições eles podem ser ativados. Se estiver utilizando um baralho padrão de 52 cartas, é preciso ser específico sobre o que cada uma faz. Se estiver criando um jogo a partir do zero, certifique-se de que o efeito de cada carta possa ser descrito de forma concisa em sua face. Quanto mais palavras você usar, mais difícil será de inserir as regras na carta, então seja o mais sucinto possível.
Step 4
Imprima cópias de suas cartas em uma impressora. Elas não precisam ser muito elaboradas; apenas descreva o efeito de cada carta e contenha quaisquer outras estatísticas pertinentes de forma clara. Depois de imprimi-las, recorte-as e cole-as em cartas existentes (qualquer baralho de 52 cartas serve). Se não quiser usar cola, pode inseri-las em capas plásticas flexíveis (disponíveis em papelarias) e adicionar por trás delas uma carta existente (de um baralho clássico ou de um jogo colecionável popular, como Yu-Gi-Oh! ou Magic: The Gathering).
Step 5
Teste o seu jogo usando as cartas criadas no Passo 4. Jogue quantas sessões puder, procurando "quebras" perceptíveis no jogo: cartas que sejam muito poderosas, que desequilibrem desnecessariamente o jogo, atrapalhem a diversão ou interfiram com a estratégia geral.
Step 6
Revise e refine cada carta em resposta aos seus testes. Com o tempo, isso eliminará regras injustas e trará equilíbrio ao seu sistema. O processo pode ser bastante demorado, portanto tenha paciência. Não siga em frente até ter certeza de que seu jogo está equilibrado e jogável.
Step 7
Crie o visual das cartas. Cada uma deve conter uma caixa de texto para regras designadas a elas, assim como espaços proeminentes para incluir números e outras estatísticas. Você deve também deixar um espaço amplo central para uma imagem que demonstre o que a carta faz no jogo (um cavaleiro derrotando um oponente, por exemplo, ou um monstro desviando de um golpe). Se tiver os recursos necessários, considere contratar um designer gráfico para criar os desenhos das cartas.
Step 8
Inclua uma arte em cada carta. Se pretende distribuir seu jogo para venda, você deve contratar artistas para fornecer conteúdo original. Se o jogo for apenas para uso pessoal, você pode baixar imagens relevantes da internet.
Step 9
Reúna os desenhos das cartas em um programa gráfico, como o Adobe Photoshop ou o InDesign. Insira as regras testadas nos locais correspondentes, adicione a arte finalizada em seu ponto central e confira a aparência completa para certificar-se de que é a melhor possível.
Step 10
Escreva um livro de regras. Inclua um glossário de termos pertinentes, uma análise da estratégia de jogo e um exemplo de como ele deve transcorrer, rodada a rodada.
Step 11
Consulte uma gráfica ou uma distribuidora sobre a impressão de cópias do seu jogo em material adequado. Se o quiser apenas para uso pessoal, simplesmente repita o Passo 4: imprima cópias completas das cartas e cole-as em um baralho existente ou insira-as em capas plásticas com outras cartas.
Dica
- Se tiver recursos suficientes, considere acumular esses passos para poupar tempo. Por exemplo, você pode trabalhar no design das cartas e encomendar as artes enquanto o jogo está sendo testado.
Advertência
- Questões de direitos autorais podem ser complicadas no ramo dos jogos. Se seu jogo for baseado em (ou possuir elementos similares de) outro já existente, entre em contato com a empresa que o produziu e peça permissão antes de imprimi-lo para distribuição.
Créditos Fotográficos
Michael Blann/Photodisc/Getty Images