×
Loading ...

Como criar porcos com sucedâneo do leite

Vinte por cento dos porcos recém-nascidos morrem logo após o nascimento por causa de ferimentos causados ​​por esmagamento da porca ou devido a hipotermia, dizem os especialistas de pecuária do "New South Wales Department of Primary Industries". Em seu artigo "Suinocultura básica - A ninhada", Graeme Taylor e Greg Roese anunciam que os menores porquinhos da ninhada não só irão sofrer desses males como também irão morrer de fome, pois não conseguem alcançar uma teta. Os agricultores e proprietários de porcos devem amamentar esses porcos com sucedâneos do leite para que eles sobrevivam.

Instruções

Como alimentar os porcos menores de uma ninhada (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
  1. Alimente seus recém-nascidos com cerca de 20 a 30 ml de colostro da porca usando uma seringa. Eles precisam de alimentação com o colostro a cada duas horas, desde o nascimento até as primeiras sete ou oito horas de vida, para ingerir os anticorpos da mãe e receberem os nutrientes necessários. Se o colostro da porca não estiver disponível, você poderá usar o colostro de vaca.

    Loading...
  2. Mantenha seus porquinhos nos quartos que estejam limpos, livre de correntes de ar e aquecidos; 29 a 32 graus Celsius é vital para a sobrevivência da ninhada, uma vez que não podem gerar seu próprio calor. Algumas unidades de criação vendidas vêm completas, com elementos aquecedores, uma área de excreção e alimentadores automáticos.

  3. Alimente sua ninhada com 40 a 50 ml com sucedâneo de leite de porco, a cada quatro a seis horas, utilizando uma mamadeira com bico após eles ingerirem o colostro. Alimente-os com 20 a 30 ml de leite a cada 60 a 90 minutos se você os alimentar com um alimentador automático. Continue com essa rotina, aumentando gradualmente a quantidade, até que os porcos tomem de 80 ml ​​a 100 ml por vez sem parar. Dê essa quantidade de sucedâneo de leite regularmente até o desmame, que ocorre em aproximadamente 30 dias.

  4. Injete nesses porcos 2 ml de ferro dextrano intramuscularmente ou administre uma dose adequada de acordo com o peso de pasta de ferro, quando os bebês estiverem com dois a três dias de idade. Distribuir este mineral protege os porcos de anemia, que ocorre quando os recém-nascidos não recebem o colostro da porca.

  5. Introduza à ninhada um alimento semi-sólido gradualmente, uma vez que estiverem com sete a dez dias de idade. Desmame os porquinhos totalmente, dando agora uma ração inicial à base de leite quando atingirem de 5 a 6 quilos de peso, geralmente um mês após o nascimento.

Loading...

Dicas

  • ThePigSite.com, um site para a indústria suína, afirma que enquanto substituto do leite da porca é o ideal, o substituto do leite de cabra pode ser usado. No artigo "Criando à mão um porquinho", eles não recomendam que o leite de vaca seja dado aos recém-nascidos, pois pode causar desconforto gastrointestinal.
  • Colostro e sucedâneos do leite necessitam estar congelados até que estejam prontos para o uso. Ambos devem ser aquecidos à temperatura do corpo e você deve usar uma mamadeira com bico para os primeiros dias de mamadas. Você pode ensinar os porcos a beber de um alimentador automático, mergulhando o nariz em uma tigela cheia de leite depois de vários dias.

Aviso

  • Se os recém-nascidos estiverem fracos, você pode precisar injetá-los com 10 ml de uma solução de glicose de 20 por cento para impedi-los de tornarem-se hipoglicêmicos, entrarem em coma e morrerem. Seu veterinário pode demonstrar como injetar qualquer medicação na ninhada.
  • O excesso de alimento para os recém-nascidos leva a problemas digestivos. Alimentação de longa duração com sucedâneos do leite (sem adição de alimentos sólidos e/ou após o limite de peso recomendado) pode causar diarreia neonatal, a qual pode ser fatal.

O que você precisa

  • Colostro da porca
  • Seringa
  • Quartos de criação para porco com almofada ou lâmpada de aquecimento
  • Substituto do leite materno
  • Mamadeira humana com mamilo
  • Ferro dextrano com agulha e seringa, ou pasta de ferro
  • Alimento para porcos recém-nascidos

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...