Como preparar um substituto de leite materno para aleitar um cabrito

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os cabritos órfãos podem ser aleitados com um substituto de leite materno especialmente formulado para bezerros, cordeiros ou cabritos. Se o substituto de leite de cabra não estiver disponível, o leite para cordeiros é melhor para os cabritos do que o produto formulado para bezerros. É importante alimentar o filhote recém-nascido com um substituto de colostro nas primeiras 12 horas após o nascimento caso ele não tenha sido amamentado pela mãe. O colostro é o primeiro leite que a mãe produz após o parto e contém anticorpos de que o filhote precisa para evitar infecções.

Passo 1

Alimente o cabrito com 250 g de colostro ou substituto de colostro 12 horas após o nascimento. Continue a alimentá-lo com a mesma quantidade de colostro quatro vezes por dia durante os primeiros dois dias.

Passo 2

Prepare o substituto de leite materno para cabras ou cordeiros. Misture 150 g do leite em pó para cabras ou 200 g de leite para cordeiros a 500 ml de água quente. Mexa a mistura durante três minutos.

Passo 3

Acrescente 400 ml de água fria e mexa durante um minuto.

Passo 4

Use um termômetro para testar a mistura. O substituto de leite deve estar a cerca de 37,8º C quando for oferecido ao cabrito.

Passo 5

Alimente o cabrito com 300 ml de substituto de leite três vezes por dia durante o terceiro e o quarto dia; 500 ml três vezes por dia do quinto ao décimo quarto dia; 800 ml duas vezes por dia da terceira à sexta semana; 800 ml uma vez por dia até a sétima semana; e 500 ml uma vez ao dia durante a oitava semana.

Passo 6

Alimente o cabrito com ração a partir de uma semana de idade. Deixe que o filhote coma o quanto quiser da ração para cabras ou cordeiros. O cabrito comerá mais ração quando for desmamado após oito semanas.

Passo 7

Forneça constantemente água fresca e limpa.

Mais recentes

×