Cuidados com o asplênio
Ryan McVay/Photodisc/Getty Images
O asplênio é um tipo de samambaia com folhas não divididas que cresce em forma de roseta. As folhas crescem deixando um buraco ou ninho no centro. Ela tem folhas verdes brilhantes e muitas vezes cresce 60 cm de altura. Esta samambaia, com o nome científico Asplenium nidus, é originalmente uma samambaia xaxim. Ela cresce bem dentro de casa e é relativamente fácil de cuidar.
Cuidados com o asplênio
Os asplênios preferem luz solar indireta. A "Purdue University Extension" (Extensão Universitária Purdue) sugere colocá-los a mais de 8 metros de uma janela. A planta gosta de temperaturas médias a quentes, com temperaturas noturnas um pouco mais frias. Mantenha a planta longe de correntes de ar.
Irrigação
Os asplênios exigem uma quantidade moderada de água. Deixe o solo secar entre as regas. Uma vez que a samambaia é uma planta tropical nativa, prospera com mais umidade do que a média encontrada nas casas. Uma maneira de aumentar a umidade é colocar a planta em uma bandeja de cascalho com água. Monitorando e adicionando água na bandeja, conforme ela evapora.
Replantio
Quando começa um novo crescimento na primavera, verifique se a samambaia precisa ser replantada. Vire a planta e remova cuidadosamente o vaso. Se a planta está enraizada, com uma grande massa de raízes em volta do lado de fora do solo, é hora de replantá-la. Plante o asplênio em um vaso raso 2,5 a 5 cm maior do que o anterior.
Adubação
Adube um asplênio com qualquer fertilizante de plantas de interior. Use um quarto da quantidade recomendada a cada seis semanas, quando a planta estiver crescendo ativamente.
Problemas com pragas
Se o asplênio tiver cochonilhas ou ácaros sobre ele, você pode precisar usar um inseticida spray. As samambaias são tipicamente sensíveis aos sprays assim use com cuidado. Teste-o em uma única folha, antes de aplicá-lo na planta toda.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Ann Wolters has been a writer, consultant and writing coach since 2008. Her work has appeared in "The Saint Paul Almanac" and in magazines such as "Inventing Tomorrow" and "Frontiers." She earned a Master of Arts in English as a second language from the University of Minnesota.
Créditos Fotográficos
Ryan McVay/Photodisc/Getty Images