Como recuperar uma planta Echeveria que está murchando
Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images
As plantas Echeveria são membros da família Crassulaceae e são nativas de áreas semi-desérticas. Existem 18 variedades desse gênero e inúmeros híbridos. Assim como qualquer outra planta, a Echeveria precisa de condições e cuidados adequados para prosperar. Se o seu espécime estiver murchando, verifique as condições ambientais e de crescimento ao redor dele, como a terra, a luminosidade e a água.
Step 1
Verifique a terra. As plantas de Echeveria precisam de terra solta com boa drenagem, tanto se você estiver cultivando-a fora de casa quanto dentro, em um vaso. Se achar que a terra está muito comprimida ou compactada, utilize uma enxada de jardim ou um ancinho para incorporar solo novo e aerado ao leito. Se o recipiente contiver terra com má drenagem, transplante a Echeveria para um novo vaso com solo capaz de drenar bem a água. Faça isso durante o período de dormência da planta, como no final do outono.
Step 2
Ajuste a quantidade de luminosidade que a planta recebe. Apesar de alguns híbridos poderem se adaptar a condições de pouca luz, a maioria das plantas de Echeveria requer, pelo menos, luz solar parcial. Tanto luminosidade demais quanto de menos pode causar o murchamento e a queda das folhas. Se você mora em um local muito quente, como no nordeste do Brasil, mantenha a planta em uma área que receba luz solar parcial. Evite colocá-la em locais que recebam o sol pleno da tarde. Em climas mais amenos, como no sul e sudeste brasileiros, talvez seja necessário fornecer maior exposição solar à Echeveria. Escolha um lugar que receba todo o sol da manhã e da tarde.
Step 3
Regue a planta moderadamente, mesmo no verão. Você pode regá-la toda vez que a terra ressecar. No inverno, quando a temperatura fora de casa cair para abaixo de 15 ºC, regue-a somente uma vez a cada duas semanas ou quando a terra estiver seca a uma profundidade de 10 cm. Isso vale tanto para as plantas do lado de fora quanto para aquelas em vasos dentro de casa.
Step 4
Fertilize a Echeveria uma vez na primavera com um fertilizante para plantas suculentas com baixos níveis de nitrogênio. Se todas as outras condições estiverem adequadas, o murchamento pode ser um sintoma de um desequilíbrio nutricional. Fertilizando-a uma vez na primavera ajudará a estimular o crescimento, além de fornecer os nutrientes para a formação de folhas saudáveis. Não fertilize-a mais do que uma vez, pois isso pode levar ao murchamento das folhas.
Referências
Sobre o Autor
Jessica Jewell is a writer, photographer and communications consultant who began writing professionally in 2005. Her chapbook, "Slap Leather," is forthcoming from dancing girl press. Her recent work has appeared in "Nimrod," "Harpur Palate," "Copper Nickel," "Rhino," "wicked alice," "Poetry Midwest" and "Barn Owl Review." Jewell was recently nominated for a Pushcart Prize. She earned her Master of Fine Arts from Kent State University.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images