Cuidados pós-operatório para um gato com a perna fraturada

Os gatos estão tão sujeitos a acidente quanto nós

Comstock/Comstock/Getty Images

Os gatos estão tão sujeitos a acidente quanto nós e, caso seu felino tenha quebrado a perna, ele precisará ter os membros imobilizados pelo veterinário. O gato que tem a perna quebrada pode recuperar-se completamente, mas os cuidados do pós-operatório é algo importante que deve ser levado em consideração pelo dono do animal. Certifique-se que esteja proporcionando todos os cuidados que o gato precisa após ter tido as pernas imobilizadas.

Medicação

Na maioria dos casos, o veterinário irá receitar antibióticos para que não ocorra uma infecção. Pelo gato ter passado por um grande trauma físico, tanto pela fratura como pelo processo necessário para mobilizar o osso, os analgésicos também serão prescritos. Alguns veterinários também receitarão medicamentos para acalmar o temperamento do animal. Lembre-se de medicar o felino regulamente. Se você esquecer de uma dose, consulte o veterinário para saber o que é preciso ser feito. Caso esteja dando antibióticos para o gato, lembre-se de dar a dose completa. Não interrompa o tratamento só porque o animal aparenta estar saudável.

Confinamento

No primeiro dia após a cirurgia, o animal deve ser mantido na gaiola. O gato com a perna quebrada não vai querer ficar saltando por aí, mas ele pode ir para um local reservado onde as pessoas não tenham acesso a ele. Caso haja algum problema com a estabilidade do posicionamento da fratura, talvez o animal precise ficar em uma gaiola maior. Durante a recuperação, o gato deve ser mantido em uma sala pequena e sem objetos que possam incentivá-lo a escalar ou machucar-se. Isolar o gato de outros felinos também pode ajudar a diminuir os níveis de estresse enquanto o gato se sentir vulnerável.

Recuperação

Durante a recuperação da perna quebrada do felino, pode ser útil tentar calcular quanto tempo levará para a recuperação completa. A severidade do machucado e a idade do animal terão papéis importantes na velocidade da recuperação do animal. Os gatinhos podem recuperar-se dentro de 5 semanas, já os gatos com idade mais avançadas em 12 ou mais semanas.

Alimentação

Não há nada de errado em alimentar o gato com as comidas que ele gostava de comer antes do acidente. Ao retornar para casa, o animal deve está querendo comer um pouco. Observe se o gato vomita após a ingestão de alimentos e, caso isso ocorra, limpe imediatamente o vômito. O felino que passou recentemente por uma anestesia pode sentir náuseas logo após a operação, mas, caso o episódio se repita, entre em contato com o veterinário urgentemente.

eHow Brasil
×