Como cuidar de bolas e tacos de sinuca

Cuidando dos tacos e bolas de sinuca

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O jogo de sinuca envolve diversos equipamentos - mesa, bolas, giz, tacos e prateleiras. Os que jogam com mais seriedade também usam pontes, tacos desmontáveis, tacos curtos e reguladores (sharpers) para as pontas dos tacos. Em um jogo onde o menor erro irá custar a vez na jogada, o equipamento precisa ser bem conservado para garantir as melhores condições possíveis de jogo.

Step 1

Use um pano macio e seco para limpar as bolas regularmente. O giz e a poeira acumulados podem eventualmente corroer partes da mesa. Se necessário, eles podem ser limpos com um agente de limpeza leve (desengordurante). Manchas difíceis podem ser removidas com um produto de limpeza, desde que não seja abrasivo.

Step 2

Mantenha o brilho das bolas. Conforme envelhece, elas podem perder um pouco do seu brilho. Compre produtos feitos especialmente para limpar bolas de bilhar, ou use a cera em pasta. Em seguida, lustre as bolas com um pano macio para restaurar o brilho. Alguns proprietários usam um polidor de móveis. Lojas especializadas em equipamentos de piscina também podem realizar a tarefa de limpar e polir as bolas.

Step 3

Cuide dos seus tacos. Um taco reto é essencial para alinhar corretamente uma jogada. Nunca bata um taco contra a mesa, e entre duas tacadas, coloque-o de volta à prateleira especializada. Deixar os tacos encostados em uma parede pode deformá-los com o tempo.

Step 4

Limpe os tacos com um pano úmido e sabão neutro, caso esteja sujo. Seque-o completamente. Não coma enquanto estiver jogando: vestígios de comida deixarão o taco pegajoso.

Step 5

Guarde os tacos em uma prateleira na parede, e certifique-se de que não estejam próximos a fontes de calor ou umidade, tais condições podem deformar a madeira. Não guarde as bolas nos bolsos da mesa, pois a pressão constante pode prejudicar estes bolsos.

eHow Brasil
×