Como cuidar de um cachorro que foi mordido por outro cão

Nem todas as brigas são evitáveis.

Fox Photos/Valueline/Getty Images

Feridas de mordidas são muito perigosas e sempre uma emergência. Elas geralmente parecem pequenas, mas causam lesões graves e escondidas, como ossos rachados ou quebrados, danos nos órgãos internos e graves danos nas camadas internas do tecido, principalmente em mordidas de cachorros. Além disso, feridas de mordidas são sempre contaminadas e frequentemente infeccionam, mesmo se o animal estiver tomando antibióticos. Essa não é uma lesão que você pode tratar em casa. A ajuda de um veterinário deve ser procurada imediatamente, ou o mais rápido possível.

Step 1

Ponha uma focinheira em seu cachorro antes de tentar movê-lo ou cuidar dele. Não importa quão carinhoso ele é normalmente, ainda pode tentar mordê-lo por causa da dor, do medo ou da confusão. Ele ainda pode estar traumatizado pelo ataque do outro cachorro e pensar que seu toque é um novo ataque. Se você não tem uma focinheira, pode fazer uma com gaze, tiras de tecido ou outros materiais. Nas referências, logo abaixo, você pode encontrar informações sobre como fazer uma focinheira.

Step 2

Mova seu cachorro da forma mais gentil possível e tente manter o corpo nivelado e bem apoiado. Ele pode ter ossos quebrados ou outras lesões das quais você não sabe. Se possível, use um cobertor ou toalha grossa ou uma tábua para levantar um cachorro maior e colocá-lo dentro de um veículo.

Step 3

Se for levar mais de meia hora para levá-lo ao veterinário, limpe as feridas do cachorro com água limpa e peróxido de hidrogênio. Se você puder levá-lo até o veterinário rapidamente, pule esse passo.

Step 4

Leve o cão ao veterinário. Não deixe de procurar um veterinário, mesmo que o animal pareça bem e que a ferida pareça pequena.

Step 5

Peça a alguém no local para tentar capturar o cachorro que brigou com o seu, para que seu dono possa ser encontrado e você descubra se ele foi vacinado. Chame o controle de animais para reportar o acidente e receber ajuda com o outro cachorro. O outro animal também deve ver um veterinário imediatamente, mas peça para que outra pessoa o leve, para que seu cachorro não fique no mesmo veículo ou na mesma sala que o animal que o atacou.

Step 6

Siga as ordens do seu veterinário fielmente. Ele irá prescrever antibióticos e lhe dará instruções para limpar a ferida e trocar os curativos. Como o risco de infecção é muito alto em feridas de mordidas, as instruções devem ser seguidas com muito cuidado.

eHow Brasil
×