Como limpar fezes em pelo de gato

Gatos são conhecidos por serem animais limpos e autoconfiantes

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Geralmente cuidar de animais é divertido, mas tudo muda quando o assunto é fezes. Embora os gatos sejam conhecidos por serem animais limpos e autoconfiantes, algumas vezes as fezes ficam presas nos pelos, e eles não alcançam para limpar. Nessa hora que o dono deve interferir.

Ninguém quer lidar com fezes de gato, mas esse guia ajudará a acabar com essa tarefa suja o mais rápido possível.

Como limpar fezes do pelo de gato

Step 1

Gentilmente encurrale o gato. Isso terá que ser feito com muito cuidado, para não perturbar o gato. Você quer estar em um lugar relaxante, mas de porta fechada. Mostre petiscos para seu gato a fim de atraí-lo.

Pular esse passo é um erro, além do gato tentar fugir, ele pode derrubar fezes na casa inteira.

Step 2

Avalie a extensão das fezes. Às vezes o dano é tão grande que você simplesmente tem de cortar o pelo. Se o seu gato tolerar a tesoura perto de sua parte inferior, alguns cortes rápidos podem ser a melhor solução. Se a área de contaminação fecal é significativa, ou o seu gato é muito arisco, tente outra abordagem.

Step 3

Pergunte a si mesmo: seco ou úmido? Se as fezes secaram, você pode ser capaz de lascar cuidadosamente algumas delas apenas com os dedos enluvados. Então, você poderá gentilmente pentear ou escovar o resto fora.

Proceda com cautela quanto crosta fecal puder realmente furar a pele. Tente usar os dedos para segurar a pele, para que a pressão do pente ou escova não puxe a pele macia de seu gatinho.

Step 4

Limpe as fezes úmidas com uma toalha de papel umedecida ou toalha para animais. Você provavelmente gastará várias toalhas, pois irá querer descartar imediatamente os panos sujos.

Step 5

Consulte um veterinário, caso necessário. Geralmente um pouco de fezes no pelo não é alarmante, entretanto, algumas vezes a bagunça é muito grande ou o gato está muito exausto para ser tratado em casa. Se ignoradas, fezes presas nos pelos podem levar a infecção na pele, contaminação fecal no dono e um gato fedorento. Tente limpar o gato antes de desistir.

eHow Brasil
×