Como limpar os olhos de um cavalo

••• Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

Você se aproxima de seu cavalo e percebe que seu olho está inchado e vermelho, perguntando-se se há algo preso nele, ou após um passeio você nota que o animal está piscando rapidamente e lacrimejando por causa da poeira. Qualquer um destes cenários – e sempre que ele precisar – é um sinal de que está na hora de limpar os olhos do seu cavalo.

Passo 1

Peça ao seu ajudante para segurar o cavalo firmemente pelas rédeas ou com uma corda de chumbo enquanto você verifica os olhos. Contudo, não deixe que o seu ajudante segure o animal com muita força, pois isso pode deixá-lo nervoso ou agressivo.

Passo 2

Remova objetos visíveis que estejam presos ao olho do cavalo, mas somente se puder retirá-los sem encostar os dedos no olho.

Passo 3

Use um frasco de soro fisiológico para lavar os olhos do seu cavalo pulverizando a solução diretamente no olho sujo. Para tanto, pode ser necessário manter a pálpebra do animal aberta. Continue borrifando até ver o objeto sair ou até que seu cavalo pare de piscar com muita frequência. Espere alguns minutos para verificar se o cavalo não voltará a manifestar sinais de incômodo ou dor novamente.

Mais recentes

×