Como cuidar de um couro de vaca

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Couros são produtos de qualidade que têm muitos usos. Se você obtiver um, cuide bem dele. O principal cuidado com o couro é evitar que ele seja molhado. O excesso de umidade pode estragar a cor. Ao guardá-lo, assegure-se de que o material não ficará em um local úmido, por muito tempo. Couro é um material resistente que requer cuidados mínimos para manter a beleza natural da pele.

Cuidado básico

Passo 1

Assim que obter o couro, coloque-o para fora esticado para evitar quaisquer vincos e dobras. Coloque livros sobre ele ou ferro a vapor para acelerar esse processo, se assim quiser. Caso contrário, o couro se achatará após alguns dias por si só.

Passo 2

Borrife o couro com um repelente de água e mancha de acordo com as instruções do repelente. Produtos feitos para carpetes e estofados ou de camurça, apesar de ser um produto de alta qualidade, são os melhores para cuidados de longa duração. Peça ao fornecedor do qual adquiriu o seu couro para quaisquer recomendações de produtos, se você tiver uma preocupação.

Passo 3

Coloque o couro em uma área sem luz solar direta e de pouco tráfego. Em locais de grande tráfego, como com um tapete em uma porta de entrada, o desgaste é além do normal. Além disso, apesar de uma pele de vaca regular não se descorar, muitos dos tipos decorativos usam corantes que desaparecerão se deixados ao sol.

Passo 4

Aspire o couro conforme a necessidade, ou agite-o vigorosamente, se o seu caso permitir. Use uma esponja umedecida com água e sabão para limpar toda a sujeira que restou.

Remoção de mancha

Passo 1

Remova imediatamente qualquer excesso de líquidos ou sólidos, com uma toalha de papel, pano ou esponja. Absorva o máximo de líquido possível, o mais rapidamente possível, para evitar que quaisquer líquidos fiquem alojados.

Passo 2

Limpe a área com um pano úmido e água e sabão neutro. Sinta-se livre para esfregar o pelo em todas as direções. Depois de limpar o couro, molhe uma esponja limpa em uma solução de 1% de vinagre branco com 99% de água. Aplique no couro para remover quaisquer odores e equilibrar os níveis de pH.

Passo 3

Coloque-o do lado de fora para secar, se necessário, em uma área limpa e seca. Não deixe-o durante a noite, pois poderá se umedecer com o orvalho.

Mais recentes

×