Como cuidar da grama queimada

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

O gramado de casa é a primeira coisa a ser observada quando alguém nos visita, então procure causar a impressão correta com um gramado saudável e verde. A grama queimada ou seca é quando ela fica marrom ou murcha, mas pode ser tratada.

Passo 1

Regue consistentemente o seu gramado. Isso parece fácil, mas a maioria das vezes o gramado sofre em decorrência de erros simples, como a falta de rega. Esse é o passo mais importante para manter um gramado saudável, bem como pode ajudá-lo a crescer novamente e adquirir sua cor verde. Lembre-se de regar sempre e o suficiente, de modo que a água atingir 15 cm abaixo do solo. Caso contrário, as raízes podem crescer em direção a superfície e torná-la vulnerável aos danos causados pelo Sol.

Passo 2

Evite o excesso de fertilização ou pesticidas. Procure ler as instruções no pacote dos produtos para garantir o uso e duração adequada. O uso excessivo deles queimará o gramado, pois exterminará os micróbios que a grama precisa para se manter saudável e crescendo. O uso de fertilizante durante o verão ou tempos quentes fará com a grama seja queimada e fique marrom.

Passo 3

Acrescente açúcar. Pode parecer algo estranho, mas funciona. O açúcar protege os micróbio necessários para que o gramado se permaneça saudável. Espalhe cerca de 500 g açúcar para cada 28 m² de grama.

Passo 4

Faça um novo semeio. Caso o dano ao gramado seja grande e nenhum dos passos acima tenham funcionado para recuperar seu amável gramado, é hora de semear novamente. O novo semeio também é uma opção, mas, na melhor das hipóteses, a grama surgirá irregularmente, valendo a pena o investimento. E, caso haja apenas manchas de grama que são irreparáveis, é possível comprar torrões de grama para preencher os buracos ao invés de semear novamente todo o gramado. Esteja atento ao fato de que os locais com grama nova precisaram de mais água.

Mais recentes

×