×
Loading ...

Como cuidar de uma palmeira-fênix após clima frio

A palmeira-fênix (Phoenix roebelenii), também conhecida como tamareira-anã, tamareira-de-jardim ou palmeira-anã, é uma palmeira de crescimento lento usada como planta de paisagismo ao ar livre ou envasada dentro de casa. É tolerante ao frio de até -9 °C, tornando-a adequada para todas as regiões do Brasil. É de baixa manutenção e tolera a maioria dos tipos de solo.

Instruções

Palmeiras estão associadas aos trópicos, mas algumas espécies crescem em climas mais frios (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

    Avaliando as necessidades de poda

  1. Uma vez que o perigo de geada tenha passado, identifique os frondes que precisam de corte. Você só deve cortar folhas que estão totalmente marrons. Folhagens verdes com pontas marrom ainda fornecem os nutrientes necessários para o novo crescimento. Qualquer verde removido irá reduzir drasticamente a chance de recuperação da palmeira. A área verde também é necessária para a fotossíntese, o processo pelo qual as plantas produzem seu alimento.

    Loading...
  2. Use luvas e óculos de proteção. Posicione a tesoura de poda perto da base do fronde a ser cortado, deixando cerca de cinco centímetros da base na planta. Faça um rápido corte limpo, com cuidado para não rasgar a fronde da planta.

  3. Continue dessa maneira até que todas as frondes mortas sejam removidas. Descarte as folhagens mortas e limpe a tesoura com água sanitária para evitar a propagação da doenças de uma planta para outra. Seque a tesoura após a limpeza para evitar ferrugem.

    Avaliando as necessidades de rega e luz

  1. As palmeiras-fênix podem sobreviver à seca, mas também prosperam em áreas que recebem mais água. Plantas novas precisam de mais água do que àquelas já estabelecidas. Se a precipitação for baixa, suplemente a rega, conforme necessário.

  2. Ainda que as palmeiras cresçam bem em sombra parcial a sol pleno, lembre-se de que as árvores próximas podem crescer demais, privando a palmeira da luz solar necessária. Outras árvores podem precisar ser podadas para permitir que mais luz solar atinja a palmeira-fênix.

  3. Se você está plantando novas palmeiras-fênix, tente imaginar o tamanho que eles terão daqui a cinco ou dez anos para ter certeza de que não sejam plantadas muito perto de estruturas ou outras árvores. Considere também o tamanho potencial de árvores e arbustos próximos em poucos anos, a fim de determinar o melhor posicionamento.

Loading...

Dicas

  • Durante a época de crescimento, aplique um fertilizante de boa qualidade para evitar deficiências nutricionais.

Aviso

  • A base da palmeira-fênix tem espinhos afiados de dois a três centímetros de comprimento. Tenha cuidado ao podar e manter as crianças longe. Use luvas e óculos de proteção. É melhor podar menos do que em excesso. As palmeiras crescem lentamente, e se você remover uma fronde pode levar de três a cinco anos para que ela volte a crescer.

O que você precisa

  • Tesoura de poda afiada
  • Luvas de jardinagem
  • Óculos de proteção
  • Mistura de água sanitária para limpar a tesoura de poda (50% de água sanitária e 50% de água)

Referências

Loading ...
Loading ...