Como cultivar rúcula dentro de casa

••• Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

A melhor parte sobre o cultivo da rúcula dentro de casa é que é possível cultivá-la o ano todo. Ela não é uma planta exigente e tolera as condições de crescimento em ambientes fechados, fazendo dela uma ótima escolha para uma pequena horta na janela ensolarada da cozinha. A rúcula é ótima para os jardineiros impacientes, pois fornece suas folhas para o consumo em apenas quatro semanas após a semeadura. Ela é tão fácil de ser cultivada a partir da semente que até mesmo um jardineiro inexperiente se sairá bem.

Passo 1

Encha um vaso de 15 cm a aproximadamente 3/4 abaixo da borda com terra comercial boa para o plantio. Coloque o vaso em um recipiente de água raso até que a superfície fique úmida ao toque. Retire-o da água e deixe-o drenar por aproximadamente 30 minutos.

Passo 2

Plante sementes de rúcula cerca de 2,5 cm de distância uma da outra na superfície da terra. Cubra com 1/4 de terra. Encha um borrifador plástico com água e borrife a superfície o suficiente para umedecê-la uniformemente.

Passo 3

Despeje algumas pedrinhas em um pires de planta e coloque o vaso sobre elas. Desse modo, a rúcula poderá drenar bem e o vaso não reterá água. Essas plantas não gostam de bases úmidas e apodrecerão rapidamente se forem deixadas na água.

Passo 4

Coloque a rúcula no local mais claro da casa. Escolha um cômodo fresco, se possível. As sementes germinarão em aproximadamente dois a sete dias.

Passo 5

Regue a rúcula o suficiente para manter a terra úmida, mas não encharcada. Não deixe a terra secar.

Passo 6

Colha a rúcula quando tiver cerca de 28 a 40 dias e as folhas ainda estiverem macias. Retire as folhas externas da base da planta. Deixe as interiores continuarem crescendo.

Mais recentes

×