Como cultivar flor-de-lótus dentro de casa

••• John Foxx/Stockbyte/Getty Images

Flor-de-lótus é uma planta aquática exótica e todas suas partes são comestíveis. Ela produz uma flor atraente que se abre pela manhã, ao nascer do sol, e fecha ao fim da tarde. Devido a esse padrão de floração, os antigos egípcios acreditavam que a flor-de-lótus dava origem à luz solar. Essa planta majestosa é normalmente encontrada em jardins de lagoas rasas, mas você também poderá adaptá-la e cultivar dentro de casa. Escolha um recipiente apropriado e proporcione condições ambientais adequadas para cultivar com sucesso suas flores-de-lótus dentro de casa.

Passo 1

Mergulhe um tubérculo de lótus em um recipiente de plástico com água morna até que ele comece a produzir brotos. Isso poderá demorar até duas semanas.

Passo 2

Encha um recipiente de plástico sem dreno com 7 cm de solo argiloso. O diâmetro do vaso deverá ser de 45 cm e a profundidade de, pelo menos, 15 cm.

Passo 3

Coloque suavemente o tubérculo da flor-de-lótus em um vaso. Tenha cuidado com os brotos que surgirão no tubérculo, pois eles podem se danificar facilmente.

Passo 4

Adicione gradualmente terra sobre o tubérculo de modo que haja uma profundidade de 3 cm de terra acima da parte superior da planta.

Passo 5

Aplique uma fina camada de cascalho por cima da terra e encha o recipiente com água morna. O cascalho evitará que o tubérculo flutue para fora da terra.

Passo 6

Coloque o vaso uma janela ensolarada onde a planta receba sol o dia todo. A quantidade recomendada de luz é de seis a oito horas por dia.

Passo 7

Mantenha a temperatura quente para induzir a floração. O ar deverá estar acima de 26 °C.

Passo 8

Verifique o nível de água na flor-de-lótus todos os dias. Todas as partes da planta, exceto a ponta, deverão estar expostas à água constantemente.

Passo 9

Adicione um tablete de fertilizante ao vaso da planta a cada duas semanas.

Mais recentes

×