×
Loading ...

Cultivos que crescem em solo argiloso

A argila é um solo fértil composto de grosseiramente de 40% de areia, 40% de lodo e 20% de argila. Ela mescla as melhores qualidades de cada um dos quatro tipos de terra, tornando-a um meio em que quase qualquer planta pode crescer. A umidade e os nutrientes fluem livremente em torno da planta, pois o solo é formado por partículas de diversos tamanhos. Quase todas as plantas prosperam no solo argiloso, mas algumas culturas agrícolas precisam dele para crescer.

A maioria dos cultivos cresce em solo argiloso (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Legumes

A argila arenosa, ou argila que possui uma porcentagem ligeiramente maior de areia, é ótima para cultivar legumes de raiz, como cenouras ou nabos. O solos mais pesados, com mais argila ou lodo, são melhores para cultivar repolho ou brócolis. Os tomares precisam de um solo argiloso para prosperarem, pois precisam de terra macia o suficiente para suportar o sistema de raízes. Eles também precisam de bastante água e terra para manter a umidade.

Loading...

Flores

Muitas espécies de flores precisam de solo argiloso para florescer. Algumas delas incluem rosas, amarílis, pés-de-elefante, mosquitinhos, zínias, cosmos e calêndulas.

Grãos

Os produtores de grãos em larga escala devem considerar cuidadosamente a qualidade da terra antes do plantio. A escolha da planta errada para o tipo de solo pode se tornar um empenho caro e desafiador. A maioria das colheitas de grãos precisa de solo argiloso para crescer, especialmente o arroz, milho, trigo e aveia.

Frutas

O solo argiloso beneficia os pomares, pois eles precisam de boa drenagem. A maioria das árvores possui sistemas de raízes rasas e não toleram o acúmulo de água. As macieiras, cerejeiras, pessegueiros e pereiras exigem essa terra para produzir frutos. Os morangos e frutas cítricas também precisam desse solo para crescer.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...