Como esterilizar um substrato para o plantio de sementes

••• Green seedings image by dakota from Fotolia.com

O plantio de sementes é mais econômico do que a compra de mudas em um viveiro. Você também dispõe de mais variedades de plantas se optar por plantar sementes. Os substratos específicos para sementes são preferíveis ao solo normal, pois são mais bem drenados e constituídos de componentes esterilizados como o adubo, a turfa ou a vermiculita. Você pode esterilizar um substrato caseiro ou reutilizado para garantir que ele não contenha sementes de ervas daninhas ou organismos causadores de doenças que podem matar mudas jovens.

Passo 1

Peneire o adubo ou a terra antes da esterilização. Remova todos os detritos não decompostos ou as raízes e quebre os torrões de terra que forem muito grandes.

Passo 2

Encha uma assadeira com a terra ou o adubo peneirado a uma profundidade de 7,5 cm a 10 cm. Borrife água no solo até deixá-lo úmido, mas não encharcado.

Passo 3

Cubra a assadeira com papel-alumínio e insira um termômetro culinário através do papel perto do centro da assadeira até penetrar o solo.

Passo 4

Coloque a assadeira em um forno pré-aquecido a 120ºC e aqueça o solo até que o termômetro indique 82ºC. Mantenha essa temperatura durante 30 minutos.

Passo 5

Remova o solo do forno e deixe esfriar à temperatura ambiente. Misture com uma medida de turfa e uma medida de vermiculita ou perlita antes de usá-lo para o plantio das sementes.

Mais recentes

×