Como curar a ATM com exercícios da mandíbula

••• Thinkstock Images/Stockbyte/Getty Images

A doença da articulação temporomandibular, ou ATM, é um distúrbio da mandíbula que pode afetar o pescoço, as costas, orelhas e cabeça, se não tratada. A ATM pode, ainda, influenciar na respiração, alimentação, sono e pode ser consideravelmente dolorosa. A ATM é causada por esforço ortodôntico ou movimentação natural dos dentes. Sintomas de distúrbios na ATM incluem estalidos na mandíbula, problemas em abrir e fechar a boca, dor e estreitamento mandibular.

Passo 1

Ponha sua língua no céu da boca, abra amplamente a boca com sua língua posicionada, inspire vagarosamente por duas contagens e expire, também lentamente, por duas contagens. Relaxe e repita dez vezes.

Passo 2

Em seguida, feche a mão e coloque-a diretamente abaixo do seu queixo. Segure o peso de seu queixo e pressione-o enquanto você tenta, suavemente, abrir a boca. A energia isométrica deverá relaxar o osso da mandíbula. Tente não deixar que sua mandíbula estale enquanto pratica o exercício. Segure por dez segundos. Solte e repita dez vezes.

Passo 3

Pressione seu punho contra o lado esquerdo de sua mandíbula, abaixo da articulação, e mantenha uma pressão contínua. A energia isométrica deverá relaxar os músculos na mandíbula. Segure por dez segundos. Relaxe e repita por dez vezes, repetindo no lado oposto da mandíbula.

Passo 4

Pressione, com um dedo de cada lado, sua mandíbula. Aplique pressão igual nos dois lados. Abra a boca vagarosamente e não deixe que a mandíbula estale. Se ela estalar, solte e comece novamente, abrindo mais lentamente. A pressão em cada lado deve permitir que sua mandíbula abra e feche no correto alinhamento.

Passo 5

Quando sua mandíbula estiver relaxada e alinhada, mantenha ela e a boca soltas e segure seu queixo com os dedos indicador e polegar. Cuidadosa e livremente, balance seu queixo para frente e para trás fazendo com que a mandíbula relaxe e descontraia. Não tente, se esse exercício causar dor. Continue até que sua mandíbula fique solta, alinhada e relaxada. Repita esses exercícios uma vez ao dia ou mais frequentemente, se necessário, para alinhar sua mandíbula. Com o alinhamento e a prática, ela, finalmente, "aprenderá" as posições relaxadas e o fará automaticamente.

Mais recentes

×