Como curar um peixe com danos na barbatana

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Uma causa comum de danos nas barbatanas de um peixe é a podridão. A podridão das barbatanas é uma doença de peixes de aquário que provoca manchas brancas nas nadadeiras e caudas dos peixes. Elas começam a parecer mais ásperas com o desenvolvimento da doença. Ela pode eventualmente comer toda a membrana da barbatana, deixando apenas as tiras dela. Essa podridão é uma infecção bacteriana que normalmente é causada por condições ruins do tanque, e afeta principalmente os peixes com um sistema imunológico enfraquecido. Os danos podem ser curados com alguns passos simples.

Corrigindo o ambiente

Passo 1

Troque de 20 a 50 por cento da água por água limpa. Verifique o tanque por amoníaco, nitrito, nitrato, pH e temperatura. Certifique-se de que os níveis de amônia e nitrito estão em 0 ppm e que o nitrato esteja inferior a 20 ppm. Os níveis de pH e temperatura da água devem se manter estáveis no dia a dia.

Passo 2

Limpe removendo os detritos do tanque. Limpe todos os filtros e cascalhos no tanque.

Passo 3

Retire os valentões do tanque. Os valentões beliscam os outros peixes, causando danos na barbatana que podem levar a podridão.

O tratamento antibiótico

Passo 1

Retire o peixe afetado do aquário comunitário. Coloque o peixe no outro tanque, por vezes referido como um tanque hospital.

Passo 2

Coloque antibióticos sem prescrição na água do tanque. O antibiótico deve ser gram-negativo. Alguns antibióticos utilizados para tratar a podridão são minociclina e kanamiacyn.

Passo 3

Observe o peixe por sinais de novas infecções. Verifique se o peixe está se curando corretamente e se o tecido da barbatana esta voltando a crescer.

Passo 4

Remova o peixe do tanque hospital e devolva-o ao tanque de sua casa. Faça isso quando todos os sinais de infecção sumirem e o tecido da barbatana tiver crescido de volta.

Mais recentes

×