Como tratar fungos em tartarugas

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

As tartarugas mantidas em cativeiro desenvolvem frequentemente fungos em suas conchas por causa de um aquário insalubre. É importante manter o seu tanque muito limpo, ou então elas não só podem desenvolver uma infecção fúngica, mas também morrer de uma infecção bacteriana. Por outro lado, algumas pessoas confundem o "fungo da pele", que é a descamação natural, com o fungo verde, que indica um problema. Se o tanque tiver limosidade verde por toda parte, então é seguro dizer que também há fungos crescendo em sua tartaruga.

Passo 1

Procure pelo fungo verde no casco da tartaruga e em torno do aquário. Se você visualizar caroços brancos e difusos nas costas de uma tartaruga, isso pode simplesmente ser células de descamação da pele.

Passo 2

Retire a tartaruga do viveiro e esfregue o tanque completamente. Remova todos os vestígios de fungos verdes ou mofo.

Passo 3

Escove sua tartaruga com uma escova de dentes macia umedecida com água e sabão suave, como Dove. Remova os fungos o máximo que puder, enxágue e seque-a completamente.

Passo 4

Limpe o reservatório com uma solução de 5% de iodo para tratar uma infecção fúngica. Deixe secar completamente e repita o processo por duas semanas consecutivas.

Passo 5

Mergulhe sua tartaruga em um recipiente contendo duas colheres de sopa de sal de aquário em 4 l de água limpa. Deixe isso secar na pele dela. O sal inibirá o crescimento dos fungos. Deixe-a tomar banho na mistura duas vezes por dia, durante cinco dias seguidos.

Passo 6

Forneça um lugar seco no aquário para sua tartaruga, de preferência uma rocha que esteja sob uma lâmpada de aquecimento. A luz e o calor inibirão os fungos.

Passo 7

Limpe o tanque uma vez por semana para evitar o crescimento dos fungos. Retire metade da água suja e substitua-a com água limpa, o que permitirá que bactérias benéficas floresçam, evitando o crescimento dos fungos.

Mais recentes

×