Como curar a superfície de um fogão a lenha de ferro fundido

••• old russian stove image by Dmitri MIkitenko from Fotolia.com

A maioria dos fogões a lenha de ferro fundido, seja os projetados especificamente para cozinha ou não, pode ter sua superfície usada para cozinhar, se forem planas. Um fogão a lenha é um ótimo complemento para qualquer família, se você vive sem energia ou não. Eles são uma ótima fonte de calor e uma maneira de cozinhar e aquecer a água caso falte luz ou simplesmente deseje reduzir sua conta de energia elétrica e de gás. A melhor maneira de manter um fogão de ferro fundido em sua melhor forma para cozinhar é curá-lo bem. Este processo evita que os alimentos grudem e preserva seu metal.

Passo 1

Acenda o seu fogão, deixando-o chegar a até 205 ºC. A temperatura pode ficar mais alta, mas tenha cuidado.

Passo 2

Escove a superfície de cozimento com óleo, gordura vegetal, banha ou gordura de bacon usando um pincel culinário ou de churrasco. Certifique-se de pincelar a superfície completamente.

Passo 3

Mantenha a superfície quente por pelo menos 30 minutos e então deixe-a esfriar sozinha. Quando o fogão estiver frio, limpe-o com uma toalha de papel ou um pano para certificar-se qualquer excesso seja eliminado da superfície.

Passo 4

Se o seu cooktop for removível e couber, aplique o óleo e coloque-o dentro do forno. Asse a 150 ºC por 1 hora. Remova qualquer excesso de óleo (ou esfregue para ser absorvido), coloque de volta no forno de 176 ºC a 204 ºC por mais 1 hora. Retire do forno, cubra com óleo novamente e coloque de volta no forno por mais 15 minutos a 230 ºC. Limpe ou derrame o excesso de gordura e coloque o cooktop no forno por mais 2 horas.

Passo 5

Limpe a superfície apenas com água e um pano ou esponja. Não use sabão, palha de aço ou qualquer outro objeto abrasivo. Se algum alimento estiver preso à superfície, raspe com uma espátula de metal e limpe.

Mais recentes

×