Como selar filés de peixe
Jupiterimages/Comstock/Getty Images
O ato de selar é frequentemente utilizado como um meio de manter os sucos da carne e, ao mesmo tempo, dar-lhe um sabor caramelizado e textura ligeiramente crocante do lado de fora. No entanto, quando esse processo é realizado em um filé de peixe desossado, a pele é retirada. Este meio de cozimento é feito em fogo alto e deve ser realizado rapidamente para que a carne não resseque. Este é um processo simples de se aprender e pode ser muito útil na cozinha, uma vez que pode ser aplicado a outros cortes de carne, especialmente bifes.
Step 1
Lave o filé de peixe em água corrente e seque-o completamente com toalhas de papel. Nenhuma umidade deve ser deixada do lado de fora.
Step 2
Coloque o filé no prato e polvilhe ambos os lados uniformemente com temperos, sal e pimenta. Pressione levemente a carne.
Step 3
Coloque a panela no fogão e adicione o óleo. Reduza o fogo a médio. Deixe-o aquecer durante alguns minutos e verifique se está pronto, pingando uma gota de água nele; o óleo estará pronto para fritar quando a água evaporar.
Step 4
Coloque o peixe no meio da panela. Cozinhe por 2 minutos de um lado e 2 minutos do outro, para que ambos os lados fiquem dourados.
Step 5
Sele o filé por um tempo mais longo a uma temperatura mais baixa, se você quiser cozinhar o peixe bem passado. Retire do fogo e sirva imediatamente.
- Filés de atum são muitas vezes cobertos com sementes de gergelim antes de serem selados, para dar-lhes mais sabor.
- Caso queira cozinhar o peixe apenas do lado de fora e deixar o interior ligeiramente cru, utilize apenas filés de alta qualidade.
- Jupiterimages/Comstock/Getty Images