Como dar o acabamento em fibra de vidro

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

A fibra de vidro é usada em muitas aplicações diferentes, incluindo barcos, carros, canalização e tanques. Ela consiste de material de fibra de vidro seco ou de uma esteira e resina de fibra de vidro. A esteira é aplicada em camadas e molhada com a resina. Os dois tipos de resina disponíveis ao público são o epóxi e o poliéster. O poliéster é usado para as aplicações de propósito geral e é mais barato. Ele pode também ser pigmentado para combinar com qualquer cor e ser usado como uma camada de acabamento protetora. O epóxi é uma resina de duas partes com cera adicionada a ela, para selar a fibra de vidro, sendo algumas vezes utilizado como a última camada no topo da resina de poliéster.

Passo 1

Lixe a superfície da fibra de vidro usando uma lixa de grão 100. Assegure-se de passar por toda a área que receberá o acabamento.

Passo 2

Localize quaisquer recuos ou locais desiguais e preencha-os com enchimento de fibra de vidro. Essa substância é como uma massa, que precisa de um catalisador para endurecer. Misture o endurecedor no enchimento como recomendado na embalagem. Assegure-se em usar luvas de borracha, pois o catalisar pode queimar a pele. Trabalhe o endurecedor no local, até que o enchimento tenha uma cor sólida. Aplique o enchimento usando uma espátula de vidraceiro.

Passo 3

Lixe as áreas onde aplicou o enchimento, usando uma lixadeira. Assegure-se de que a superfície esteja reta e lisa. Limpe-a usando um pano umedecido com acetona.

Passo 4

Aplique a primeira camada de revestimento em gel na sua peça. Essa é uma resina de poliéster pigmentada para combinar com qualquer cor. Ela também possui cera para selar e proteger a fibra de vidro. O revestimento em gel é mais espesso do que outras tintas e exige uma pistola de aplicação especial. Isso pode ser caro, mas é essencial para conseguir um acabamento profissional e liso. Essas pistolas estão disponíveis em lojas de artigos marítimos. Deixe a camada se tornar pegajosa e, então, adicione a próxima cobertura. Deixe curar até que esteja dura ou fria ao toque.

Passo 5

Aplique de duas a três camadas de cera de barco regular e faça o polimento do local. Isso adicionará uma camada protetora sobre o revestimento em gel e deixará a fibra de vidro com um acabamento brilhante.

Mais recentes

×