Como dar acabamento em paredes chapiscadas

••• rough plaster texture image by Wayne Abraham from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

As paredes do porão provavelmente são feitas de chapiscos. Isso serve para deixar a fundação forte e durável para o resto da casa, mas não tem um visual muito bonito. Dar acabamento nas paredes de chapisco envolve pintá-las ou aplicar algumas camadas de tintura ácida. Nenhuma dessas opções deve ser executada antes de lixar as paredes até ficarem lisas. Pintar ou usar tintura ácida só ficará tão bom quanto a superfície que cobrirem.

Passo 1

Encha um balde com água e uma colher de sopa de detergente. Mergulhe uma esponja na mistura, esprema a maior parte da água e esfregue no concreto. Lave a esponja com água limpa e repita a operação.

Passo 2

Cubra os buracos de ventilação e entradas com folhas de plástico para evitar que poeira entre no restante da casa.

Passo 3

Coloque os óculos de proteção e as luvas. Coloque um disco de lixa grossa na lixadeira orbital.

Passo 4

Ligue a lixadeira e pressione firmemente sobre o concreto. Mova a lixa para frente e para trás, para cima e para baixo. Faça o polimento de toda a parede.

Passo 5

Troque para uma lixa menos grossa. Lixe toda a parede novamente. A textura da parede deve começar a ficar lisa. Mude mais uma vez para uma lixa fina e faça o polimento novamente.

Passo 6

Encha uma bomba pulverizadora com impermeabilizante para concreto. Pulverize a parede em um movimento de vai-e-vem. Sobreponha um pouco a cada passagem do pulverizador. Deixe secar.

Passo 7

Coloque a próxima lixa mais fina na lixadeira. Faça o polimento da parede novamente. Alterne progressivamente as lixas até a parede brilhar.

Passo 8

Aspire a área completamente. Umedeça uma toalha e limpe as paredes para remover pequenas partículas de poeira.

Mais recentes

×