Como conseguir um acabamento espelhado em madeira

••• grain of wood image by Reika from Fotolia.com

Madeiras espelhadas são a marca de um artesão. Tampos de mesas, instrumentos musicais, cronhas de espingardas e portas exteriores de madeira são exemplos de acabamentos espelhados. Esses acabamentos levam mais tempo e uma maior preparação, mas não são difíceis de fazer se as devidas etapas forem realizadas antes de aplicar o acabamento. Usar verniz de alto brilho é uma maneira, mas é necessário um lixamento adequado antes de aplicar qualquer tipo revestimento superior para conseguir esse tipo de acabamento espelhado.

Passo 1

Lixe a madeira manualmente utilizando a desempenadeira com uma lixa de 100. Faça movimentos curtos, movendo 5 cm para frente a cada vez e voltando 2,5 cm. Lixe até que a madeira esteja completamente lisa e homogênea sem nenhuma falha ou arranhões visíveis.

Passo 2

Coloque a lixa de 180 na desempenadeira e lixe a superfície novamente. Coloque a lixa de 400 e lixe mais uma vez. Limpe a poeira com um pano macio. Se o pano pregar ou qualquer fiapo se prender na superfície de madeira, lixe-a novamente e retire a poeira.

Passo 3

Despeje o verniz na pistola de spray. Segure-a a aproximadamente 20 cm de distância da madeira e a um ângulo de 30º, pulverize toda a superfície da madeira até que esteja completamente úmida de verniz. Espere 30 minutos para que seque.

Passo 4

Lixe através da superfície da madeira utilizando uma lixa de 180, segurando-a com a mão. Lixe até que a superfície de madeira fique com um visual empoeirado e branco. Não limpe a poeira. Pulverize a superfície da madeira novamente até que a madeira esteja úmida. Deixe o verniz secar por 15 minutos.

Passo 5

Lixe através da madeira usando a lixa de 400 segurando-a com a mão. Pulverize a madeira novamente. Deixe o verniz secar por 15 minutos e pulverize novamente. Verifique o seu acabamento após 15 minutos. Se desejar mais brilho, adicione mais uma camada de verniz.

Mais recentes

×