×
Loading ...

Como dar um descongestionante nasal para um cachorro

Assim como os humanos, os cães podem ficar com o nariz entupido, e isso é tão desagradável para eles quanto é para nós. Você pode administrar um descongestionante nasal humano para aliviar os sintomas e restaurar a respiração limpa do cachorro, mas é preciso saber que as doses para o cãozinho são diferentes das doses para seres humanos. A dose dada para o cão depende do peso, e não da idade dele. Se seguir algumas orientações simples, você poderá fazer o cão voltar a ser ele mesmo em pouco tempo.

Instruções

Saiba como aliviar a congestão nasal do seu cachorro (Chris Amaral/Digital Vision/Getty Images)
  1. Entre em contato com um veterinário por meio de uma consulta ou por telefone. A maioria o aconselhará por telefone sobre qual descongestionante é mais adequado para o seu cão, caso ele não apresente outros sintomas mais graves. Verifique se a medicação recomendada não produzirá uma interação medicamentosa com quaisquer outros medicamentos que seu animal de estimação esteja tomando.

    Loading...
  2. Adquira a medicação recomendada. Os medicamentos muitas vezes têm nomes e aparências semelhantes. Anote corretamente o nome do medicamento que o veterinário sugeriu e compare-o com o da farmácia para garantir que está comprando o remédio certo. A difenidramina -- principal ingrediente do Benadryl -- é um medicamento que geralmente é prescrito para limpar a congestão nasal dos cães. A dose típica de difenidramina é de 1 mg. por quilo, três vezes ao dia. A oximetazolina -- disponível como spray nasal Afrin -- é outra opção. Consulte o veterinário para saber qual é a dosagem adequada e nunca utilize o medicamento mais de três vezes ao dia.

  3. Coloque os comprimidos em um pedaço de pão com manteiga, uma porção de alimento enlatado ou uma colher cheia de purê de batatas para administrá-lo facilmente para o cão. Coloque os medicamentos líquidos em um conta-gotas de plástico e insira-o no canto da boca do cão, entre os dentes e a gengiva. No caso do spray nasal, chame alguém para segurar a cabeça do cão e borrife a medicação pela passagem nasal.

Loading...

Dicas

  • Sempre utilize a menor quantidade que for necessária para o cão.

Aviso

  • Compre um medicamento que contenha apenas o ingrediente ativo que o veterinário recomendou. Muitos deles contêm vários ingredientes, e alguns podem ser fatais para o seu animal de estimação.

Referências

Loading ...
Loading ...