Como dar à madeira uma aparência branca desgastada

Photos.com/Photos.com/Getty Images

À medida que envelhece, a madeira se torna cinza claro, que aos poucos embranquece devido à exposição e oxidação. Você não tem que esperar que a madeira envelheça naturalmente, se você gosta da sua aparência esbranquiçada. Dê um look branco desbotado a qualquer móvel, projeto de artesanato, deck ou edifício, usando ingredientes domésticos. A técnica funciona melhor na madeira que é naturalmente de cor clara, como o pinheiro e o plátano.

Step 1

Rasgue a lã de aço em pedaços menores e coloque-a dentro do pote.

Step 2

Cubra a lã de aço com vinagre e encha o pote até o topo. Feche bem o recipiente e reserve-o por pelo menos um dia. O vinagre dissolverá a lã de aço, criando uma solução de ferro.

Step 3

Coloque o sachê dentro de outro pote de vidro e adicione água fervente. Deixe o chá em infusão por alguns minutos até que ele fique forte e escuro.

Step 4

Mergulhe o pincel no chá e pinte a madeira. Cubra todas as superfícies uniformemente e, em seguida, deixe-as secar completamente.

Step 5

Mergulhe o pincel na solução de ferro e passe-a por toda a madeira. O líquido reagirá com os taninos do chá, criando uma cor cinza.

Step 6

Deixe a madeira secar completamente. Ela apresentará uma cor entre cinza médio e escuro.

Step 7

Lixe a madeira. Use uma lixadeira se o projeto for grande. Aos poucos, a cor cinza se tornará branca. Continue até que tenha alcançado o tom que você quiser.

×