Quer fazer uma festa com tema japonês ou decorar sua casa para que qualquer um possa reconhecer como sendo do Japão? Escolha tradições ou objetos que duraram por séculos e são comumente associados ao país, como babu, leques e origami. Utilize papel com padrões japoneses, plantas e fios de artesanato para fazer centros de mesa ou decorações de parede para o salão de festas. Todas as decorações requerem um pequeno esforço ou habilidade com artesanato.
Bambu
O bambu é uma planta comum no Japão, principalmente porque cresce rápido e é difícil de ser destruída. Compre bambu de verdade em lojas de mudas ou encontre a planta falsa em lojas de artesanato. Transforme talos de bambu em centros de mesa cortando quatro deles e amarrando-os juntos. Então, coloque os talos cortados dentro de um vaso de estilo japonês cheio de seixos, areia ou use talos mais longos e coloque-os em grandes vasos para decorações de chão. Doe-os aos convidados ao final da festa.
Origami
A palavra japonesa "origami" significa dobrar papel, usando pedaços e os transformando em modelos prontos de animais, pássaros, flores ou estrelas. Aprenda formas tradicionais de origami, como a dobra do vale e a da montanha, para criar modelos, para criar um grou e um flor de lótus. O grou começa com um quadrado que se torna a base do pássaro, depois de dobrar a cauda e a cabeça, puxe as asas para abri-las. Use papel washi, que é feito a mão e tem desenhos em cores vibrantes e até feitos de ouro, para fazer modelos, e pendurá-los em fios para fazer guirlandas.
Leque
Dançarinas japonesas usam leques para fazerem movimentos coloridos. Os serviçais usam para carregar presentes e as crianças desfrutam dias quentes com eles. Faça leques com papel washi dobrando-o em formato de sanfona. Segure o leque aberto para colar tiras de bambu atrás e cruzar suas pontas no final para fazer o cabo. Amarre o cabo do leque usando mizuhiki (um fio especial feito de papel de arroz) ou outro fio especial.
Kanzashi
Kanzashis são grampos de cabelo com flores de tecido. Cada flor é feita com pétalas individuais dobradas a mão, é uma técnica tradicionalmente ensinada por professores, mas hoje em dia artesãos podem fazer suas próprias versões do kanzashi. Pegue quadrados de tecido e dobre-os em formato de pétalas. Cada quadrado faz uma pétala, e cada flor tem cinco ou mais pétalas. Passe as pétalas por uma linha e forme a flor. Em seguida, passe a linha novamente pelas pétalas para fazê-las formar um círculo. Utilize as flores para decorar a mesa ou faça flores grandes para pendurar nas paredes. Cole-as para fazer marcadores de assentos ou prenda-as em mizuhiki para fazer guirlandas. O tipo de flor depende da estação do ano, faça flores de cerejeira em abril e glicínias em maio, cada mês tem sua flor.