Definições de glicerina e butilenoglicol

lotion de bain image by Tilio & Paolo from Fotolia.com
Cada vez mais as pessoas estão se interessando em saber o que estão ingerindo e passando em sua pele. Os aditivos alimentares, cores e sabores artificiais não parecem saudáveis - mas nem todos também são perigosos. Glicerina e butilenoglicol são duas substâncias que dão aos alimentos ou cosméticos uma textura cremosa e suave, ajudando a manter os alimentos e sua pele hidratados. No entanto, eles têm diferentes composições químicas e são classificados de formas diferente pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA.
Glicerina: definição
O Departamento de Agricultura dos EUA define a glicerina como qualquer produto comercial purificado que é composto de pelo menos 95 por cento de glicerol, um composto químico, também conhecido como 1,2,3-propanotriol. As moléculas de glicerina têm três carbonos e eles formam uma base estrutural de ácidos graxos.
Existem dois tipos de glicerina: a que é puro glicerol e a que é apenas um nome comercial para produtos que contenham glicerol como elemento principal.
A glicerina é produzida industrialmente quando os óleos vegetais (óleo de coco e especialmente óleo de semente de palma) e gorduras animais são transformados em sabão e outros produtos. Ela é produzida como parte do processo. Algumas empresas também fazem glicerina sintética, que correspondem a um quarto do mercado de glicerina dos EUA.
Glicerina: uso
A glicerina é um ingrediente comum em cosméticos, pasta de dente, remédios, lubrificantes e outros produtos de cuidados pessoais, pois é um umectante, o que significa que ajuda a pele a reter a umidade, e é um elemento de processamento comum em diversos setores.
Glicerina: segurança
A glicerina é considerada como não agressiva ao ambiente, sendo classificada pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) como um condimento de alimentos (não um aditivo) que é "geralmente seguro" e, portanto, pode ser usada sem restrições quantitativas. No entanto, a glicerina sintética é regulamentada.
Butilenoglicol: definição e uso
Butilenoglicol é um composto químico, também conhecido como 1,3-butanodiol. Como a glicerina, o butilenoglicol (BG) é um umectante, um produto químico que ajuda sua pele (ou outras substâncias) a reter a umidade. É também um solubilizante, o que significa que faz com que outras substâncias (como a gordura), sejam mais solúveis em água. Como a glicerina, é um ingrediente comum em cosméticos.
Também é um ingrediente comum em alimentos. A FDA classifica BG como um aditivo alimentar regulamentado que é usado "em substâncias aromatizantes naturais e sintéticas" e na "fabricação de envólucro de salsichas como uma ajuda na elaboração e processamento".
Butilenoglicol: segurança
Como um ingrediente em cosméticos, ele é considerado quase perfeitamente seguro em concentrações de 0,5 por cento ou menos. Vários estudos têm mostrado que o BG é perfeitamente seguro, mesmo quando ingerido em pequenas quantidades. Mesmo se a dieta de um animal consiste principalmente de BG, os efeitos prejudiciais são mínimos.
O BG muitas vezes tem uma má reputação porque ele é confundido com outros glicóis que são mais perigosos. O etilenoglicol, comumente vendido como anticongelante de carros, é altamente tóxico. O propileno-glicol é um pouco tóxico quando ingerido em grandes doses e irrita a pele. O BG, no entanto, não tem nenhuma destas qualidades.
Referências
- Food and Drug Administration: Lista de status dos aditivos de alimentos parte 1 [em inglês]
- U.S. Dept of Agriculture: Nutrição e a sua saúde: instruções de dieta para americanos [em inglês]
- U.S. Dept of Agriculture: Crambe, canola industrial e tung oferecem óleos valiosos [em inglês]
- U.S. Dept of Agriculture: Agricultura e indústria exploram nova colheita e oportunidades de mercado [em inglês]
Sobre o Autor
Sarah Bronson received her Master of Arts in journalism from New York University in 2002. Since then her clients have included "The New York Times," "Glamour," "Executive Travel," "Fodor's," "The Jerusalem Report," "ESPN—The Magazine," the "Washington Times" and "Figure" magazine. Her areas of expertise include biotechnology, health, education, travel, Judaism and fashion.
Créditos Fotográficos
lotion de bain image by Tilio & Paolo from Fotolia.com