Como deixar crescer um pelo longo em um Shih Tzu

••• shih tzu dans la neige image by Jeff LEONARD from Fotolia.com

O shih tzu é uma pequena raça imperial chinesa com grande personalidade e uma natureza teimosa e orgulhosa. Com um nome que se traduz como "pequeno leão", esta raça peluda é arrogante, mas amorosa. Shih tzus exigem cuidado e têm um temperamento que nem sempre é ideal para famílias com crianças pequenas. Esta pequena raça tem uma rica pelagem que cresce rapidamente, cabelo que se parece com o de um humano e que deve ser penteando pelo menos uma vez ao dia para manter a pelagem e ajudá-la a ficar longa. Idealmente, o shih tzu deve receber um banho e tosa profissional a cada 4 ou 6 semanas.

Passo 1

Penteie toda a pelagem do shih tzu com uma escova de cerdas naturais e um pente com dentes largos. Se houver nós, passe o spray desembaraçador no cão, aguarde 20 minutos para que o spray suavize os nós e penteie o pelo com seus dedos. Use uma escova fina e um pente desembaraçador para trabalhar sobre os nós.

Passo 2

Banhe o shih tzu, ensaboando a pelagem do cachorro com um xampu preparado para animais. Apesar de shih tzus terem um cabelo que se parece com o de humanos, a pele deles não tolera bem o xampu humano. Não dê banho em seu cão mais de duas vezes por semana. Lavá-lo demais pode fazer com que o pelo seque e se quebre, o que é contraprodutivo para deixá-lo crescer.

Passo 3

Seque a pelagem de seu shih tzu. Escove apenas quando a pelagem estiver úmida, não quando estiver molhada ou seca. Escovar uma pelagem molhada pode machucar o cão, enquanto escovar uma pelagem seca pode quebrar o pelo. Escovar é vital para o crescimento e a manutenção do pelo longo.

Passo 4

Escove seu shih tzu diariamente, tomando cuidado para escovar tanto a pelagem externa quanto a interna. Estes cães embolam e criam nós facilmente, e um pelo com nós só crescerá mais cheio de nós e embaraçado. Deixar crescer um pelo longo e elegante depende de deixá-lo livre de nós.

Passo 5

Deixe que o pelo do shih tzu cresca por seis ou oito semanas. Filhotes têm um pelo muito fino que se embaraça facilmente, mas começam a desenvolver uma pelagem madura com aproximadamente um ano. É sobre a pelagem adulta que se deve prestar atenção para crescer.

Mais recentes

×