×
Loading ...

O que são descendentes diretos?

A linguagem das grandes famílias e parentes frequentemente pode ser complicada e confusa. Os descendentes diretos, um termo usado frequentemente e muitas vezes mal utilizado, pode se referir a uma variedade de pessoas em relação uma à outra. No entanto, a partir de uma ideia diferente da maneira como o termo é empregado, você pode começar a entender o significado preciso dele.

As árvores genealógicas podem ajudar a descrever os descendentes diretos, mas elas podem ser extremamente complicadas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Definição legal de descendentes diretos

A definição legal para descendentes diretos pode ser uma questão muito importante para documentos legais, testamentos, heranças e outras questões familiares legais. Considerando que a definição de um descendente direto difere de um país para outro, a definição geralmente apresentada é que um descendente direto é filho, neto, bisneto, e assim por diante.

Loading...

A terminologia

Os descendentes diretos seguem diretamente na linhagem de um indivíduo, a não ser que uma pessoa seja adotada. Por exemplo, o filho de uma pessoa, neto ou filho adotivo podem ser considerados descendentes diretos. Considerando que o termo descendente ocorre em uma linha descendente, os ascendentes aparecem em uma linha na direção oposta, partindo da criança até o pai. Assim, os pais de uma pessoa são seus ascendentes e os filhos de uma pessoa são seus descendentes. Irmãos e irmãs são chamados colaterais. Outro termo relacionado é "posteridade", que se refere às gerações futuras de uma pessoa ou descendentes diretos.

Definição tradicional

Atualmente, a maior parte do mundo usa o termo "descendentes diretos" para se referir à linha da família de todas as pessoas, no entanto o termo era tradicionalmente usado para se referir apenas aos homens. Nas sociedades patriarcais, que constituem a maioria das sociedades históricas, os homens eram vistos como os únicos capazes de terem uma linhagem e descendentes diretos. Mais tarde, quando a ciência afirmou o papel da contribuição genética do sexo feminino para a reprodução, o conceito de um descendente direto foi ampliado, embora algumas sociedades ainda considerem os homens como superiores em questões de herança.

Uso em distribuição de propriedade

Definir os descendentes diretos é importante quando se lida com questões legais. As leis utilizam o termo para determinar quem herdará a propriedade de alguém que morre sem deixar um testamento.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...