×
Loading ...

Como descobrir o título de uma obra de arte

Algo muito comum entre os amantes da arte é encontrar uma obra sem nenhuma informação junto com ela. Para começar a pesquisa na Internet, observe minuciosamente o trabalho e tente determinar o nome do artista. Caso não tenha certeza, tente determinar o período em que ela foi feita ou o estilo artístico para estreitar sua busca. Se ainda assim estiver incerto, comece perguntando a alguém que trabalhe em uma loja de arte, gravuras, molduras, em galerias artísticas ou universidades antes de iniciar a busca pelo título na Internet.

Instruções

Observe a obra de arte que você quer descobrir o nome e veja se consegue achar a assinatura do artista nela (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Observe a obra de arte que você quer descobrir o nome e veja se consegue achar a assinatura do artista nela. Em quadros de pintura, a assinatura geralmente fica no canto inferior, e nas esculturas, o artista normalmente assina na base da obra.

    Loading...
  2. Abra uma janela de pesquisa no Google e clique na palavra “Imagens” no canto superior esquerdo da tela. Se você tiver o nome do artista, digite na caixa de busca da janela e veja se consegue encontrar uma imagem correspondente. Se você clicar na imagem e esperar o site carregar, geralmente o título e qualquer outra informação relevante podem ser encontrados sem grandes dificuldades.

  3. Descubra o período no qual a obra foi feita procurando os “movimentos artísticos” e tentando fazer a associação da obra com o movimento artístico histórico. Se ela for expressionista abstrata, a pesquisa afunilará para trabalhos artísticos realizados entre as décadas de 1940 e 1960.

  4. Envie um e-mail para um professor de história das artes ou para um curador em um museu. Muitos professores têm os endereços de e-mail listados na seção de quadro de professores das universidades e talvez um deles possa lhe ajudar de forma mais eficaz que uma busca virtual. Os curadores podem ser normalmente contatados através dos sites dos museus.

  5. Visite uma loja artística levando a obra sem título. Muitas pessoas que trabalham nesses locais são alunos de artes ou colecionadores. Sempre existe a possibilidade de que um deles saiba o título logo ao ver a obra.

  6. Se nada disso funcionar, faça uma visita a um museu local e leve a imagem com você. Os curadores são treinados para observarem uma imagem e dizer qual estilo e influências estão por trás da obra, fato que poderá ajudar a estreitar a sua pesquisa. Os museus geralmente também têm bibliotecas que podem ser visitadas com a companhia de um curador.

  7. Ligue para casas de leilões. A Sotheby’s ou a Christie’s possuem casas espalhadas por todo o mundo. A equipe de profissionais é altamente qualificada e são especialistas em obras de arte de todos os períodos históricos. Caso você não tenha nenhuma outra informação além da imagem e ninguém consegue lhe ajudar, talvez eles possam proporcionar os detalhes que você esteja buscando.

Loading...

Dicas

  • Quanto mais informações você puder fornecer para ajudar a descobrir o título, mais rápido ele será encontrado. Esteja preparado para contar ao profissional onde você encontrou a obra.

Aviso

  • Algumas pinturas não são assinadas e não são feitas por artísticas conhecidos e, portanto, talvez seja impossível encontrar o título delas. Além disso, outras pinturas simplesmente não têm título.

O que você precisa

  • Imagem de uma obra de arte

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...