Descrições de trabalhos em gravadoras
executive image by Andrey Kiselev from Fotolia.com
As gravadoras possuem equipes de diversos tamanhos de acordo com sua atuação; elas podem ser grandes, médias ou independentes. Apesar de nem sempre se exigir nível superior na indústria fonográfica, existem várias graduações voltadas para aqueles interessados em trabalhar em uma gravadora, dentre as quais negócios e gerenciamento em música, direito autoral, marketing na indústria fonográfica e empreendedorismo na indústria fonográfica.
Cargos executivos
Os cargos executivos em uma gravadora incluem a presidência, vice-presidência e direção. Os executivos comandam diferentes departamentos e são, geralmente, funcionários, embora o presidente possa ser também o diretor geral executivo (CEO) ou o dono da gravadora. Esses cargos elevados envolvem uma supervisão detalhada do departamento e responsabilidades que vão desde o controle de toda produção da arte do álbum até a elaboração de contratos jurídicos.
Artistas e repertório
Artistas e repertório (A/R) é um departamento que descobre e contrata novos talentos, além de elaborar orçamentos para os artistas contratados. Os coordenadores do A/R procuram por artistas em festivais, assistindo a apresentações de bandas independentes em clubes, analisando fitas demo e acompanhando as tendências no mundo da música. Uma vez que os artistas são contratados, o A/R os ajuda a encontrar produtores, um estúdio de gravação e músicos de estúdio, além de auxiliá-los na escolha das músicas. A atividade final do relacionamento entre artistas contratados e a gravadora também é tratada pelo departamento de A/R em conjunto com os departamentos financeiro e jurídico.
Relações públicas
O departamento de relações públicas (RP) lida com a publicidade e promoção. As gravadoras possuem assessores de imprensa, em alguns casos adicionalmente aos assessores dos próprios artistas, que as promovem e buscam cobertura da mídia, incluindo entrevistas e participações em programas de televisão. Os assessores de imprensa da gravadora enviam cópias promocionais de CD’s antes do lançamento para revistas, jornais, websites, programas de TV e estações de rádio e realizam contato por telefone a fim de encorajá-los a publicar críticas, fazer entrevistas ou tocar a música de trabalho do álbum. Muitas gravadoras possuem também um departamento exclusivo de novas mídias que promove e produz vídeoclipes dos artistas contratados e os divulga na Internet.
Marketing
O departamento de marketing é responsável pelos planos de marketing dos artistas contratados; cada artista está inserido em um mercado fonográfico, como, por exemplo, rock, country, hip hop ou uma combinação. Os profissionais de marketing também acompanham as vendas dos produtos da gravadora e registram os números para as listas de vendas.
Arte
O departamento de arte coordena o trabalho entre artistas e A/R para conceber as capas do álbum, inserir a arte, pôsteres, publicidade e qualquer outro trabalho de design necessário para o marketing e a promoção dos produtos.
Jurídico
A maioria das gravadoras emprega advogados para elaborar contratos e lidar com qualquer questão legal, dentre as quais a violação de direito autoral.
Vendas e publicidade
O departamento de publicidade elabora campanhas publicitárias para varejistas, imprensa, rádio e televisão. O departamento de vendas trabalha diretamente com atacadistas em conjunto com o departamento de RP e a companhia de distribuição.
Mais Artigos
Referências
Sobre o Autor
Delaware-based Daisy Cuinn has been writing professionally since 1997, when she became the features editor for her local biweekly music newspaper. She has been a staff writer and contributor to online and offline magazines, including "What It Is!," Celebrations.com and Slashfood. Cuinn holds a Bachelor of Fine Arts from Temple University.
Créditos Fotográficos
executive image by Andrey Kiselev from Fotolia.com