Como desenrugar uma roupa de poliéster

Use o ferro de passar roupa em uma temperatura baixa para não derreter as fibras do poliéster

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

O poliéster é um tecido prático que resiste ao desgaste diário, não rasga facilmente e é confortável para quem o veste. Uma de suas poucas desvantagens é que, quando ele fica amassado, pode ser difícil alisá-lo. Como o poliéster é um tecido sintético, suas fibras podem derreter quando expostas ao calor intenso, portanto, deve-se tomar cuidados especiais ao desenrugar as roupas de poliéster.

Step 1

Primeiro, lave a peça de roupa. Independentemente de ela já estar limpa ou não, a lavagem auxilia o processo de engomadura. Lave a peça de acordo com as instruções da etiqueta e, em seguida, coloque-a dentro da secadora e seque-a normalmente.

Step 2

Retire a peça de roupa da secadora, vire-a do avesso e coloque-a sobre uma tábua de passar ou uma superfície plana e limpa. Ao engomar o poliéster, é melhor passar o ferro no lado avesso da roupa porque isso impede que o tecido fique marcado.

Step 3

Ligue o ferro na temperatura mais baixa ou na configuração "frio", se possível. Comece pela parte superior da peça até alcançar a outra extremidade, passando o ferro com movimentos lineares. Para eliminar as rugas "permanentes", pressione o ferro com força e mova-o lentamente. É possível que esse processo precise ser repetido várias vezes para alisar o tecido.

Step 4

Às vezes, as peças de roupa estão tão enrugadas que precisam ser molhadas. Despeje uma pequena quantidade de água sobre a ruga e deixe o tecido absorvê-la. Talvez seja necessário usar um pano úmido para saturar a água. Passe o ferro sobre as rugas enquanto estiverem molhadas, caso elas sejam difíceis de remover.

×