×
Loading ...

Como desentupir um cano galvanizado de água

Canos de água galvanizados são um tipo de cano mais antigo, que foram descontinuados, por deixarem a água com uma cor estranha e pela dificuldade da manutenção. São reconhecidos pela sua cor prateada ou branca e geralmente são feitos de aço. Canos galvanizados podem enferrujar com o tempo e diminuir o fluxo de água corrente, por isso, levando ao acúmulo de cabelo e outros resíduos no trecho enferrujado. Desentupir o encanamento pode ser um trabalho desagradável, mas pode economizar tempo e dinheiro gastos com um encanador.

Instruções

Entupimentos em canos galvanizados podem ser resolvidos em casa, apesar da bagunça que fazem (down the drain image by pix29 from Fotolia.com)
  1. Desligue o registro principal do abastecimento de água da casa toda, não apenas a área que precisa ser desentupida. Coloque um balde embaixo do cano, caso ele seja visível, como um cano de pia. Cuidadosamente tire cada porca (a peça octogonal grossa) e cada arruela (a peça lisa, que fica embaixo da porca) em cada junta do cano, usando uma chave inglesa. Procure em cada uma das peças do cano por entupimentos, usando a lanterna. Use um cabide de metal para desentupir o que estiver bloqueado.

    Loading...
  2. Desmonte as peças dos canos e procure por lugares corroídos. Se os canos estiverem enferrujados e corroídos e não puderem ser consertados, leve-os à loja de materiais de construção mais próxima, para procurar os canos certos para substituição.

  3. Remonte os canos e garanta que as porcas e as arruelas estejam bem presas no lugar. Encha a pia, a banheira ou o vaso sanitário entupidos com bastante água. Coloque o desentupidor diretamente em cima do dreno e bombeie algumas vezes, até que a água desça pelo dreno, sem obstruções. Coloque um pano úmido em cima do dreno, caso seja muito largo, para criar uma pressão maior na água que está sendo puxada pelo dreno.

  4. Remova o ralo do dreno e procure dentro do cano por algum entupimento superficial. Use o desentupidor, até remover o bloqueio. Tire todo o resto de cabelos de detritos e recoloque o ralo.

  5. Compre um removedor ou um solvente para desentupir (Diabo Verde, por exemplo). Siga as instruções do rótulo e faça o desentupimento com o produto. Permita que ele dissolva e quebre os detritos que estão no cano, antes de testá-lo.

Loading...

Dicas

  • Você também pode usar alicates para remover entupimentos.

Aviso

  • Use produtos caseiros, antes de comprar um sintético, já que eles funcionam tão bem quanto, senão melhor, do que os agentes químicos específicos.

O que você precisa

  • Desentupidor
  • Balde
  • Chave inglesa
  • Cabide de metal
  • Pano úmido
  • Solvente químico desentupidor
  • Lanterna

Referências

Loading ...
Loading ...