Como desentupir o tubo de drenagem de um ar-condicionado

Comstock/Comstock/Getty Images

Um tubo de drenagem de ar-condicionado entupido pode causar problemas sérios se não for consertado. A bandeja de drenagem vai se encher de água, o que pode causar danos à sua casa se houver vazamentos nela ou se o transbordador de emergência estiver entupido também. É uma boa ideia aprender como desentupir um tubo de drenagem de ar-condicionado antes que ele se torne um grande problema.

Método com a mangueira de água

Step 1

Desligue o aparelho de ar-condicionado na caixa do disjuntor.

Step 2

Pegue uma mangueira d'água e leve-a onde está o tubo de drenagem dentro do aparelho. O tubo será de material flexível ou PVC e estará conectado à bandeja de drenagem abaixo do ar-condicionado.

Step 3

Peça a um amigo que fique na parte de fora do ar-condicionado, próximo ao tubo de drenagem. Dessa forma alguém pode informar quando a água tiver rompido o entupimento.

Step 4

Saiba que, quando um tubo de drenagem entope, há o crescimento de musgo, o que causa um acúmulo viscoso. A água corrente deve romper esse entupimento. Peça para um amigo ligar a mangueira enquanto você segura a ponta dela no tubo. A água vinda da mangueira deve mover o musgo.

Step 5

Quando seu amigo avisar que a obstrução saiu, peça para ele desligar a água. Remova a mangueira do tubo.

Step 6

Faça uma solução com alvejante de uma parte dele para 16 de água. Despeje a solução pelo tubo através da abertura interna. Isso matará quaisquer musgos ou mofos restantes.

Métodos alternativos

Step 1

Alugue ou compre um aspirador de pó. Pela parte exterior do tubo de drenagem, use o aspirador para sugar a obstrução.

Step 2

Use ar comprimido, pulverizando-o na parte exterior do tubo de drenagem, para romper a obstrução. Isso causará sujeira do outro lado.

Step 3

Despeje a mistura de água e alvejante no tubo após ter usado um desses métodos também.

×