Como limpar o lodo proveniente de uma lagoa de peixes

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Você pode limpar o lodo de uma lagoa mesmo com os peixes dentro dela. Com cuidado, é possível realizar o procedimento sem causar qualquer dano aos animais aquáticos. Você vai precisar de um equipamento especializado, que pode ser alugado em uma loja de ferragens. Em pouco tempo, você e seu peixe desfrutarão das águas cristalinas da lagoa recém-limpa.

Passo 1

Configure o seu equipamento de drenagem. Desaperte a braçadeira do lado da saída de água ou da cachoeira e deixe o líquido escorrer pelo seu quintal ou área circundante. Antes de iniciar o escoamento, você deve ligar a mangueira na extremidade da bomba, onde a água será expelida. A mangueira terá de ser grande o suficiente para levar a água para fora da lagoa, no entanto, a extremidade pode ficar sobre a sua grama ou, melhor ainda, sobre o seu jardim, porque o lodo que sai é um excelente adubo orgânico.

Passo 2

Comece a drenagem e submerja a bomba na parte mais profunda da lagoa, ligue-a e a água começará a ser bombeada para fora. Pegue a sua vassoura quando o lodo for drenado e bombeado pela água.

Passo 3

Varra a lama para fora da lagoa, pois ela é lixo orgânico de plantas e animais que se acumula no fundo da lagoa. Em seguida, pegue a vassoura e varra o lixo orgânico em direção à entrada da bomba, no fundo da lagoa. É possível remover cerca de 90% do lodo fazendo isso, então continue até que haja cerca de um quarto de água restante.

Passo 4

Desligue a bomba e a retire da lagoa.

Passo 5

Encha a lagoa. Utilize baldes de água sem cloro ou uma mangueira, se tiver água de poço. O peixes podem ficar um pouco assustados, mas ficarão bem assim que a lagoa seja reenchida.

Mais recentes

×