Como desidratar uma linguiça

••• Jupiterimages/Comstock/Getty Images

A linguiça portuguesa é muitas vezes comparada com o seu homólogo espanhol - o chouriço. No entanto, é uma salsicha de carne que tem um sabor levemente picante e é popular em diversos lugares ao redor do mundo, do Brasil ao México para Massachusetts, onde os imigrantes portugueses se instalaram. Embora a linguiça seja preparada a partir de carne moída fresca, é geralmente desidratada a fim de ser preservada por um longo período de tempo. No entanto, a salsicha é classificada como uma salsicha semi-desidratada e necessita ser refrigerada ou congelada após a secagem.

Passo 1

Amarre o barbante de açougueiro no topo de uma das salsichas. Corte os fios para que fiquem pendurados 3/4 do caminho do teto até o chão.

Passo 2

Repita a amarração com todos os barbantes das linguiças, garantindo que nenhuma delas tocará o chão uma vez que estiverem penduradas.

Passo 3

Pendure as linguiças em vigas do teto do porão ou em ganchos, amarre-as com segurança.

Passo 4

Regule a temperatura da sala para 15º C.

Passo 5

Seque as salsichas ao vento por três semanas com o auxílio de um ventilador em um canto da sala para ajudar na circulação do ar.

Passo 6

Confira as salsichas a cada três dias para garantir que a temperatura permaneça a mesma, e que a carne fique com cheiro doce e picante em vez de mofada.

Passo 7

Refrigere a salsicha após a secagem por até seis meses, ou congele-a por até nove meses.

Mais recentes

×