Como desidratar morangos

••• morangos image by António Duarte from Fotolia.com

Os alimentos desidratados têm uma concentração maior de nutrientes. A desidratação pode ajudar a evitar o desperdício de alimentos. A perda de água deixa-os concentrados, e, por isso, podem ser usados em menor quantidade que os alimentos in natura. É essencial saber que os alimentos desidratados ingeridos crus, como as frutas secas, requerem mastigação mais demorada, para que se reidratem e possam ser devidamente absorvidos pelo organismo. O objetivo da desidratação de alimentos é a conservação por um longo período, o consumo em períodos de entressafra e o uso instantâneo em períodos de emergência ou escassez.

Como fazer um secador solar doméstico

Passo 1

Use uma placa de isopor inteira para o fundo da caixa. Corte uma placa ao meio, no sentido do comprimento, para os dois lados maiores da caixa. Corte outra placa, no sentido da largura, para os dois lados menores da caixa. Cole as partes, formando uma caixa de 94 cm x 44 cm. Coloque os pregos nos cantos, para deixá-la firme. Corte duas aberturas de 30 cm x 4 cm nos lados menores da caixa: uma na parte de baixo e outra na de cima, a partir do quarto centímetro, tanto de baixo para cima quanto de cima para baixo.

Passo 2

Recorte dois pedaços de tela e prenda-os com alfinetes no isopor, tampando as aberturas descritas no item anterior. Recorte, do isopor que sobrou, pedaços de 3 cm de largura e cole-os nas extremidades das aberturas, fazendo uma moldura para a tela. Forre todo o interior da caixa com papel-alumínio, deixando as duas aberturas laterais livres. Faça uma armação retangular de madeira, de 90 cm x 40 cm, e acrescente-lhe pés de 10 cm de altura. Cubra-a com a tela, que deve ser presa na parte de baixo. Essa armação revestida com a tela deverá ficar dentro do secador. Sobre a tela se colocarão frutas ou legumes para desidratar. Faça outra armação de madeira, 1 cm maior que a caixa, para receber o vidro que servirá de tampa. Essa armação deve ter baguetes laterais para fixar o vidro.

Passo 3

dried strawberry, kiwi, figs and pineapple image by Elena Moiseeva from Fotolia.com

Para preparar os morangos para desidratação, escolha frutas sadias, maduras e bem frescas. Lave bem cada morango, corte ao meio e coloque no secador, com a face cortada virada para cima

Mais recentes

×