Como desmontar relógios de quartzo de parede

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Relógios de quartzo estão presentes em casas no mundo inteiro. Considerado um relógio de precisão que não requer ajustes, o relógio de quartzo substituiu os despertadores mecânicos nos quartos e os relógios decorativos nas salas de estar. Na realidade, praticamente qualquer tamanho ou formato de relógio pode acomodar um mecanismo de quartzo a pilha. Com raras exceções, um mecanismo de relógio (de parede ou despertador) de quartzo pode ser desmontado com algumas ferramentas em relativamente pouco tempo.

Passo 1

Abra o compartimento da bateria do relógio e retire-a. Se a caixa do relório for fechada, remova os parafusos que prendem o painel traseiro com a chave de fenda apropriada.

Passo 2

Abra o painel frontal (ou retire o vidro), se o relógio tiver um.

Passo 3

Retire o ponteiro de segundos do eixo central por puxá-lo para fora com os dedos. Segure na bucha central do ponteiro, para evitar que quebre ou entorte.

Passo 4

Remova a porca de retenção do ponteiro dos minutos com os dedos. Gire a porca no sentido anti-horário, segurando o ponteiro dos minutos perto de seu centro, com a outra mão. Se a porca estiver apertada, solte-a com um alicate.

Passo 5

Remova o ponteiro dos minutos de seu eixo.

Passo 6

Remova o ponteiro das horas, girando-o levemente em qualquer direção e puxando-o para frente. Segure o ponteiro das horas na sua bucha central ao puxá-lo.

Passo 7

Desaperte a porca de retenção da máquina do relógio de quartzo no sentido anti-horário com o alicate, até que se solte. Acabe de retirar a porca com os dedos. Segure a máquina do relógio de quartzo na parte traseira à medida que retira a porca.

Passo 8

Remova a máquina do relógio de quartzo.

Passo 9

Localize as abas de fixação em ambos os lados da máquina do relógio de quartzo.

Passo 10

Insira a ponta de uma chave de fenda de relojoeiro nas travas das guias de retenção e tente erguê-las apenas o suficiente para soltá-las.

Passo 11

Segure a máquina do relógio de quartzo horizontalmente na mão, porque uma vez que as guias se soltem as duas metades podem ser separadas. Levante lentamente a metade superior da inferior.

Passo 12

Retire com uma pinça cada engrenagem plástica de suas respectivas buchas.

Passo 13

Use a pinça para retirar os dois terminais de contato da bateria.

Passo 14

Localize as presilhas que prendem a placa de circuito impresso. Dobre as presilhas com a chave de fenda de relojoeiro e retire a placa da carcaça da máquina, completando a desmontagem.

Mais recentes

×