Como fazer um destilador de água caseiro

••• Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Transformar água suja, e até mesmo salgada em água potável é um dos métodos de purificação mais antigos que existem. Ao aquecer uma fonte de água contaminada, capturar o vapor e condensá-lo, obtém-se água purificada sem agentes químicos ou biológicos. Qualquer fonte de calor, inclusive solar, pode ser utilizada no processo. A destilação de água pura e potável é um método seguro quando realizado de forma correta. Mas a destilação caseira na produção de conhaque, aguardente ou outro destilado alcoólico é ilegal e arriscado.

Destilador caseiro

Passo 1

Faça um furo na tampa do recipiente de modo que o tubo de aço inoxidável encaixe sem restar folgas. (Se usar uma panela de pressão, a válvula servirá. Pule as etapas 1 e 2)

Passo 2

Encaixe o tubo de aço inoxidável no furo, deixando a ponta espigada para fora do recipiente.

Passo 3

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Lave bem o recipiente de vidro, a tampa e a mangueira com sabão e água limpa, de preferência. Deixe secar ao ar livre.

Passo 4

Encha o recipiente com aproximadamente 3/4 de água.

Passo 5

Comstock/Comstock/Getty Images

Coloque o recipiente no fogão (fogueira, aquecedor solar, etc) e aqueça a 93° C ou um pouco mais (aproximadamente 100° C).

Passo 6

Depois que estiver saindo vapor pelo tubo por pelo menos cinco minutos, encaixe cuidadosamente a mangueira ao tubo. (Esta etapa faz com que qualquer agente contaminante em ponto de ebulição seja expelido em vez de condensado na água purificada.)

Passo 7

Coloque a outra ponta da mangueira no recipiente de vidro. O vapor em condensação cairá no recipiente em forma de água filtrada.

Passo 8

Quando a água pingar aos poucos ou parar de cair, retire o recipiente da fonte de calor.

Passo 9

Deixe o recipiente esfriar por pelo menos 30 minutos antes de abrir e limpar o recipiente e a mangueira.

Mais recentes

×