As desvantagens de casar-se cedo
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images
O casamento pode oferecer bastante estabilidade a um relacionamento, conceder vantagens legais e financeiras aos nubentes e aproximá-los emocionalmente. Todavia, o matrimônio não é a melhor opção para todos e traz certas desvantagens para casais jovens. A idade média com a qual os americanos casam-se pela primeira vez é de 27 anos para as mulheres e de 29 para os homens. Em décadas passadas, esse primeiro enlace costumava acontecer seis anos mais cedo. Alguns casais ainda optam por casarem-se bem jovens, às vezes, logo após terminarem o segundo grau.
Autodescoberta
Uma desvantagem de casar-se cedo é que pessoas mais jovens ainda não tiveram a oportunidade de conhecerem a si mesmos longe de suas famílias e de pequenos grupos de amigos. Para descobrir quem você é e tornar-se capaz de contribuir integralmente para um relacionamento, é necessário descobrir também quais são seus interesses e objetivos. Dar tempo para seu par descobrir preferências e objeções ajuda a unir parceiros mais maduros pelo matrimônio.
Objetivos
Quanto aos objetivos, você pode saber o que deseja fazer ao terminar o colégio. Pode até ter sua carreira inteira planejada, inclusive sua aposentadoria. Porém, coisas engraçadas podem acontecer quando você entrar na faculdade ou começar a trabalhar na área de sua escolha. Você pode descobrir que o caminho escolhido não lhe serve e que, ao invés de um emprego das 9:00 as 18:00 horas, você quer trabalhar com algo que lhe permita viajar pelo mundo, por exemplo. Se o seu cônjuge não estiver disposto a acompanhá-lo, isso pode provocar problemas no seu casamento.
Semelhanças
É fácil ter muitas coisas em comum com alguém que estuda na mesma escola, tem o mesmo grupo de amigos e mora na mesma cidade que você. Infelizmente, isso pode criar uma falsa imagem sobre os aspectos da vida que você divide com seu cônjuge ou noivo. Quando vocês estiverem a sós, sem o benefício das atividades em comum, poderão descobrir que seus verdadeiros interesses e perspectivas não se encaixam.
Finanças
Orçamentos baixos estão entre as maiores armadilhas de casar-se cedo demais. Se você quer uma cerimônia de casamento bacana, saiba que elas custam, em média, R$ 50 mil. Além disso, deve-se levar em consideração créditos estudantis, realocação de gastos e possíveis despesas com filhos. É raro que jovens estejam vivendo um momento profissional que torne tais fardos mais fáceis de carregar. Isto pode causar brigas e tensões que acabem resultando no divórcio dos jovens casais.
Referências
- Lutando pelo seu casamento: Uma edição de luxo revisada do best-seller clássico para melhorar seu casamento e evitar o divórcio; Howard J. Markman, Scott M. Stanley and Susan L. Blumberg; 2010 [em inglês]
Sobre o Autor
A professional writer for LexisNexis since 2008, Ilana Waters has created pages for websites such as ComLawOne.com and AndersonHome.com. A writing scholarship helped her graduate summa cum laude from Rutgers University with a Bachelor of Social Work. She then obtained her Master of Social Work from Monmouth University.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images