Como detectar doenças pelas fezes do gato

••• Cat image by Allyson Ricketts from Fotolia.com

Os veterinários normalmente examinam as fezes do gato como uma ferramenta de diagnóstico para determinar certas doenças. Como o corpo elimina toxinas, minerais e nutrientes, os profissionais usam uma série de testes para detectar problemas nas fezes, de acordo com os veterinários Dennis McCurnin e Joanna Bassert em "Clinical Textbook for Veterinary Technicians" ("Livro Didático para Técnicos Veterinários", em tradução livre). Saber o que procurar na caixa de areia lhe permite obter tratamento veterinário imediato se seu gato estiver doente.

Passo 1

Examine as fezes por consistência. As doenças gastrointestinais causam diarreia extremamente mole ou corrente. Já as fezes duras podem indicar desidratação ou megacólon, doenças que necessitam de tratamento veterinário, diz o Dr. Holly Nash, do site "Pet Education".

Passo 2

Observe a cor das fezes de seu gato. A presença de sangue aponta uma doença intestinal, enquanto fezes marrons escuras ou pretas podem ser um sinal de hemorragia interna ou doença hepática.

Passo 3

Olhe o pelo em volta do ânus do gato e observe as fezes procurando por segmentos de tênia. Segundo Dr. Nash, esses segmentos têm a aparência de grãos de arroz que se mexem, se ainda estiverem vivos. Os filhotes infestados podem apresentar vermes inteiros em suas fezes.

Passo 4

Cheire as fezes. Algumas doenças pancreáticas fazem com as gorduras não sejam absorvidas pelo corpo, produzindo fezes particularmente fedorentas, como relata o Hospital Animal de Ohio, nos Estados Unidos. As infecções intestinais geradas por bactérias, vírus ou parasitas também podem gerar fezes com mau cheiro.

Mais recentes

×