Como determinar a amperagem da solda

A escolha da amperagem é essencial para o processo de soldagem

welder,welding,weld image by Greg Pickens from Fotolia.com

A soldagem usa uma fonte de energia elétrica para gerar calor que derrete o fluxo sobre um eletrodo. A seleção da amperagem é uma parte crítica da soldagem e pode ser determinada com base no tamanho do eletrodo e na composição do metal que será derretido, além de outros fatores. Os passos seguintes demonstrarão como determinar a amperagem da solda.

Step 1

Observe a relação entre o tamanho do eletrodo e a grossura do metal. Um metal de base mais grossa requer mais penetração e um eletrodo mais grosso para uma soldagem efetiva.

Step 2

Regule a amperagem para a configuração especificamente recomendada para a aplicação. A maioria das novas máquinas de solda tem uma tabela permanentemente acoplada mostrando as configurações de amperagem para as combinações mais comuns de eletrodos e metais de base.

Step 3

Estime a amperagem inicial de acordo com o tamanho do eletrodo. Assim que o eletrodo for selecionado, a amperagem correta pode ser estimada a um ampere por milésimo de milésimo de polegada (2,54 cm) de diâmetro do eletrodo. Assim, um eletrodo de 0,63 cm requer 250 amperes.

Step 4

Use uma passada para uma base de metal fina. Uma máquina de soldagem doméstica comum deve ter uma variação 225 a 300 amperes, que permitem que metais de até 0,63 cm sejam soldados em um passada única.

Step 5

Use múltiplas passadas para uma base de metal mais grossa. Na prática, mesmo os profissionais usam múltiplas passadas para um metal mais grosso em vez de usar mais de 300 amperes. Isso porque uma máquina de soldagem pode trabalhar continuamente abaixo de uma certa amperagem, mas precisa resfriar periodicamente com amperagens mais altas.

eHow Brasil
×