Propriedades do Aço Cromo-Vanádio

O cromo-vanádio é uma liga usada para forjar ferramentas de aço

wrench image by Stanisa Martinovic from Fotolia.com

O cromo-vanádio é um tipo especial de aço formado pela combinação de diferentes ligas. A substância, padronizada como ASTM A-231 na nomenclatura industrial, é geralmente usada na fabricação de ferramentas de aço, fios de molas de alto diâmetro, e outras aplicações de alta tensão. As propriedades físicas, químicas e mecânicas desse tipo de aço lhe dão características específicas de tolerância à carga, resistência à corrosão, dureza e comportamento (especialmente depois de soldagens e alívio de tensão), o que faz dela a substância ideal para certas aplicações. Durante sua produção, o cromo-vanádio é esticado e tratado termicamente antes da fabricação, dando a ele a propriedade de suportar choques em temperaturas elevadas.

Composição

O cromo-vanádio é formado pela combinação de vários elementos químicos

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

O cromo-vanádio é formado pela combinação de elementos químicos em diferentes proporções. O percentual de cada constituinte na formação é baseado nas características buscadas no produto final. Tipicamente, o cromo-vanádio contém uma grande quantidade de cromo, entre 0,8 e 1,1 por cento, e a quantidade de vanádio é de aproximadamente 0,18 por cento, com 0,7 a 0,9 por cento de manganês. Outras substâncias incluem 0,5 por cento de carbono, 0,3 por cento de silício, e traços de outros metais. Quando as proporções são alteradas, as propriedades gerais da liga podem mudar e ela pode se comportar diferentemente em certas aplicações.

Dureza e Força

Algumas variedades de cromo-vanádio são utilizadas na fabricação de molas de alta resistência

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A dureza das substâncias industriais é um atributo físico indispensável porque especifica as aplicações em que o material pode ser usado. Baseado na medida feita por um sistema conhecido como escala de dureza de Rockwell, o cromo-vanádio é designado como C41-55. Na avaliação da dureza, o método de Rockwell mede a profundidade da penetração quando a substância é submetida a uma carga. O cromo-vanádio é estruturalmente forte, e sua resistência permite lidar com grande fadiga e desgaste. Na forma de lâminas, a substância pode ser moldada em diferentes formas e pode ser dobrada, achatada, e influenciada em formas intrincadas, sem quaisquer sinais de quebra ou qualquer tipo de degradação estrutural. Essa liga está disponível em diferentes categorias, que são usadas de acordo com as suas propriedades específicas. Por exemplo, uma variedade padronizada como SAE 6150, com porcentagem média a alta de carbono, é ideal para uso em molas, e outra variedade com bastante carbono, SAE 6195, é usada para a fabricação de rolamentos.

Atributos estruturais

A proporção dos elementos químicos na liga de cromo-vanádio dá a ela propriedades específicas para vários usos

Comstock Images/Comstock/Getty Images

A força de tensão mínima do cromo-vanádio é particularmente alta quando comparada a outras ligas, e está normalmente entre 190 e 300, dependendo da variedade e da nomenclatura química. Essa liga também exibe caraterísticas desejáveis em outros atributos de interesse, incluindo "módulo de elasticidade" e "módulo de torção". O primeiro, também conhecido como módulo elástico, é uma medida matemática da tendência da substância a se deformar não-permanentemente, sob aplicação de uma força. O módulo de elasticidade do cromo-vanádio é de 30, e seu módulo de torção é de 11,5; o módulo de torção é uma proporção utilizada para avaliar a rigidez de uma substância. A temperatura máxima de operação do cromo-vanádio é de 218,3 graus Celsius, e sua densidade, medida em quilogramas por metro cúbico, aproximadamente 7861.

eHow Brasil
×